Menu
SADER_FULL
sábado, 12 de junho de 2021
Busca
Brasil

Trabalho do SESMT é reconhecido nacionalmente

23 Fev 2010 - 16h44Por PMTL

Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Prefeitura de Três Lagoas contabilizou no mês de novembro 400 dias sem acidente de trabalho em todos os setores da municipalidade, correspondendo a 7.600.000 horas trabalhadas sem acidentes.

O número representa um recorde para a administração pública municipal em relação à segurança no trabalho, colocando o pioneirismo no serviço público como referência para outras cidades do país.

O levantamento feito pelo SESMT é reflexo dos investimentos feitos pela Secretaria de Administração em equipamentos de proteção individual (EPI’s), conscientizando os funcionários sobre a importância do uso destes equipamentos, bem como da prática de atos seguros no trabalho, através de orientações.

Um exemplo do reconhecimento deste serviço é a divulgação do trabalho desenvolvido pelo SESMT de Três Lagoas na Revista Proteção, de janeiro de 2010, edição nº 217, da cidade de Novo Hamburgo - RS. Com abrangência nacional e edição mensal, a revista tem o objetivo de propagar as informações em Saúde e Segurança do Trabalho através de artigos técnicos, reportagens, entrevistas e colunas que atendem aos interesses dos técnicos e engenheiros de segurança, higienistas ocupacionais, médicos e enfermeiros do Trabalho, cipeiros, gerentes de RH, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais.

A revista menciona o recorde conquistado pelo SESMT em novembro de 2009, com 400 dias sem acidentes, ou seja, 7.600.000 horas trabalhadas sem o registro de nenhum acidente em todos os setores da municipalidade. O texto informa também que desde a sua implantação em 2007, a Prefeitura de Três Lagoas investiu mais de R$ 174 mil em uniformes e EPIs para os servidores. Por ser referência na área, o SESMT tem sido procurado por várias cidades de todo país que se interessam pela sua implantação como São José dos Campos-SP, Canoas-RS, Apucarana-PR e Naviraí-MS.

De acordo com o secretário de Administração, Odair Biassi, responsável pelo SESMT, o reconhecimento pelos trabalhos realizados em Três Lagoas é muito relevante e contou com a cooperação dos servidores: “este nosso trabalho é pioneiro no serviço público e visa à integridade e a segurança do trabalhador; quero agradecer a todos os funcionários pela eficiência, pelo controle na entrega e substituição de equipamentos de proteção e aos servidores pelo apoio na conscientização do uso desses equipamentos”, ressaltou Odair.

Segundo o secretário, após o recorde de 411 dias sem acidentes de trabalho houve o registro de um pequeno incidente, sendo aberta uma nova contagem que já contabiliza 125 dias sem acidentes de trabalho.

SESMT

Implantado em 30 de julho de 2007, o SESMT tem como objetivo manter a integridade física do trabalhador através do Programa de Prevenção de Riscos em Ambientes de Trabalho e do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, além de oferecer atendimento especial e social aos servidores no tocante à saúde e qualidade de vida no trabalho.

O SESMT também realiza exames admissionais, demissionais, periódicos, validação de atestados e avalia a capacidade física e mental para o trabalho mediante perícia médica.

Os profissionais que prestam serviço pelo SESMT são qualificados e habilitados para identificar riscos nos ambientes de trabalho, estabelecer técnicas para sua eliminação e, em conjunto com o serviço social, buscar melhorias no ambiente de trabalho. A equipe multidisciplinar é composta por assistente social, médico do trabalho, secretária administrativa e técnico de segurança do trabalho.

A Secretaria de Administração disponibiliza no site do Governo Municipal um link com a cartilha do SESMT, onde há informações detalhadas sobre o trabalho desempenhado e suas aptidões.

Entrega de uniformes

A exemplo do compromisso com a segurança e proteção dos servidores, a Administração Municipal, através do SESMT realiza nesta quarta-feira (24), às 8h30, a entrega de uniformes para 142 agentes comunitários de saúde.

Os agentes comunitários receberão 03 camisetas; 02 calças; 01 boné; 02 pares de sapato de segurança e 01 bolsa kit. A entrega será na sede do SESMT, na Avenida Capitão Olinto Mancini, nº 959, Centro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta