Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
sexta, 3 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Trabalho do SESMT é reconhecido nacionalmente

23 Fev 2010 - 16h44Por PMTL

Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Prefeitura de Três Lagoas contabilizou no mês de novembro 400 dias sem acidente de trabalho em todos os setores da municipalidade, correspondendo a 7.600.000 horas trabalhadas sem acidentes.

O número representa um recorde para a administração pública municipal em relação à segurança no trabalho, colocando o pioneirismo no serviço público como referência para outras cidades do país.

O levantamento feito pelo SESMT é reflexo dos investimentos feitos pela Secretaria de Administração em equipamentos de proteção individual (EPI’s), conscientizando os funcionários sobre a importância do uso destes equipamentos, bem como da prática de atos seguros no trabalho, através de orientações.

Um exemplo do reconhecimento deste serviço é a divulgação do trabalho desenvolvido pelo SESMT de Três Lagoas na Revista Proteção, de janeiro de 2010, edição nº 217, da cidade de Novo Hamburgo - RS. Com abrangência nacional e edição mensal, a revista tem o objetivo de propagar as informações em Saúde e Segurança do Trabalho através de artigos técnicos, reportagens, entrevistas e colunas que atendem aos interesses dos técnicos e engenheiros de segurança, higienistas ocupacionais, médicos e enfermeiros do Trabalho, cipeiros, gerentes de RH, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais.

A revista menciona o recorde conquistado pelo SESMT em novembro de 2009, com 400 dias sem acidentes, ou seja, 7.600.000 horas trabalhadas sem o registro de nenhum acidente em todos os setores da municipalidade. O texto informa também que desde a sua implantação em 2007, a Prefeitura de Três Lagoas investiu mais de R$ 174 mil em uniformes e EPIs para os servidores. Por ser referência na área, o SESMT tem sido procurado por várias cidades de todo país que se interessam pela sua implantação como São José dos Campos-SP, Canoas-RS, Apucarana-PR e Naviraí-MS.

De acordo com o secretário de Administração, Odair Biassi, responsável pelo SESMT, o reconhecimento pelos trabalhos realizados em Três Lagoas é muito relevante e contou com a cooperação dos servidores: “este nosso trabalho é pioneiro no serviço público e visa à integridade e a segurança do trabalhador; quero agradecer a todos os funcionários pela eficiência, pelo controle na entrega e substituição de equipamentos de proteção e aos servidores pelo apoio na conscientização do uso desses equipamentos”, ressaltou Odair.

Segundo o secretário, após o recorde de 411 dias sem acidentes de trabalho houve o registro de um pequeno incidente, sendo aberta uma nova contagem que já contabiliza 125 dias sem acidentes de trabalho.

SESMT

Implantado em 30 de julho de 2007, o SESMT tem como objetivo manter a integridade física do trabalhador através do Programa de Prevenção de Riscos em Ambientes de Trabalho e do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, além de oferecer atendimento especial e social aos servidores no tocante à saúde e qualidade de vida no trabalho.

O SESMT também realiza exames admissionais, demissionais, periódicos, validação de atestados e avalia a capacidade física e mental para o trabalho mediante perícia médica.

Os profissionais que prestam serviço pelo SESMT são qualificados e habilitados para identificar riscos nos ambientes de trabalho, estabelecer técnicas para sua eliminação e, em conjunto com o serviço social, buscar melhorias no ambiente de trabalho. A equipe multidisciplinar é composta por assistente social, médico do trabalho, secretária administrativa e técnico de segurança do trabalho.

A Secretaria de Administração disponibiliza no site do Governo Municipal um link com a cartilha do SESMT, onde há informações detalhadas sobre o trabalho desempenhado e suas aptidões.

Entrega de uniformes

A exemplo do compromisso com a segurança e proteção dos servidores, a Administração Municipal, através do SESMT realiza nesta quarta-feira (24), às 8h30, a entrega de uniformes para 142 agentes comunitários de saúde.

Os agentes comunitários receberão 03 camisetas; 02 calças; 01 boné; 02 pares de sapato de segurança e 01 bolsa kit. A entrega será na sede do SESMT, na Avenida Capitão Olinto Mancini, nº 959, Centro.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio