Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Fátima do Sul - TORCIDA DO PALMEIRAS

Torcida do Palmeiras fará carreata nesta terça para comemorar centenário em Fátima do Sul

A torcida do Palmeiras em Fátima do Sul, está nos preparativos para comemoração do centenário

26 Ago 2014 - 11h01Por Washington Lima / Fátima News

A torcida do Palmeiras no município de Fátima do Sul, está nos últimos preparativos para a comemoração do centenário do clube, nesta terça-feira (26). Os alviverdes farão uma carreata, às 17h30, com saída do Campo da Brasilândia e passará pelas principais ruas da cidade e depois se reunirão no Clube Floresta, onde encerraram as comemorações.

BREVE HISTÓRICO

Com uma história marcada por muitas glórias e conquistas, mas também com alguns tropeços amargos para o torcedor, o Palmeiras, um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do futebol brasileiro, completa 100 anos neste dia 26 de agosto. Um século de grandes equipes que encantaram não só os italianos de São Paulo como vários brasileiros deste País.

A história do Verdão nasceu em 1914 e teve seu primeiro título em 1920. Um Campeonato Paulista. Cinco anos depois veio um estadual de forma invicta. Entre 1932 e 34, o tricampeonato. Em 1951 veio a conquista da Copa Rio e a entrada definitiva no hall dos principais clubes brasileiros. Torneio este que reuniu agremiações da Europa e América do Sul. O antigo Palestra Itália superou a Juventus-ITA na decisão e ganhou seu primeiro torneio internacional (reconhecido pela Fifa, em 2014, como um Mundial de Clubes).

Nos anos 60 veio o esquadrão que conseguia encarar de frente o Santos de Pelé que era a base da Seleção Brasileira bicampeã do Mundo. Ganhou seis torneios nacionais, um Rio-SP e quatro estaduais. Uma equipe que é historicamente conhecida como Academia de Futebol. Neste plantel, destaques para os goleiros Valdir de Moraes e Émerson Leão. Na linha, Djalma Santos, Leivinha e Julinho Botelho foram outros que marcaram história. E claro, o meio-campo, tinha Ademir da Guia, para muitos o maior ídolo da história do clube. Este reinado alviverde durou até 1973 com o bicampeonato brasileiro.

Os anos 80 foram de ‘vacas magras’ no Parque Antárctica. Na década seguinte, com a ajuda da Parmalat, voltaram às glórias, como as conquistas do Campeonato Paulista de 1993 sobre o rival Corinthians, com nomes que marcaram história no clube, como Veloso, Antônio Carlos, Roberto Carlos, Zinho, Edílson, Edmundo, e Evair, na ocasião comandados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. O mesmo Luxemburgo marcou história à frente de outro esquadrão, em 1996, quando o Palmeiras era uma verdadeira ‘máquina de fazer gols’ e conquistou o Paulista daquele ano com craques como Rivaldo, Djalminha, Müller e Luizão.

Em 1997 chegava ao Palestra Itália, Luís Felipe Scolari, técnico que havia feito sucesso no Grêmio e estava no futebol japonês. Na temporada seguinte, o inédito título da Copa do Brasil. E em 1999 veio a tão cobiçada Taça Libertadores da América. Título que fez surgir novos ídolos como o goleiro Marcos, o lateral-direito Arce, o meia Alex e os atacantes Oséas e Paulo Nunes.

Por conta dessa magnífica história, o Palmeiras é considerado o campeão do Século XX!

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda