A torcida do Palmeiras no município de Fátima do Sul, está nos últimos preparativos para a comemoração do centenário do clube, nesta terça-feira (26). Os alviverdes farão uma carreata, às 17h30, com saída do Campo da Brasilândia e passará pelas principais ruas da cidade e depois se reunirão no Clube Floresta, onde encerraram as comemorações.
BREVE HISTÓRICO
Com uma história marcada por muitas glórias e conquistas, mas também com alguns tropeços amargos para o torcedor, o Palmeiras, um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do futebol brasileiro, completa 100 anos neste dia 26 de agosto. Um século de grandes equipes que encantaram não só os italianos de São Paulo como vários brasileiros deste País.
A história do Verdão nasceu em 1914 e teve seu primeiro título em 1920. Um Campeonato Paulista. Cinco anos depois veio um estadual de forma invicta. Entre 1932 e 34, o tricampeonato. Em 1951 veio a conquista da Copa Rio e a entrada definitiva no hall dos principais clubes brasileiros. Torneio este que reuniu agremiações da Europa e América do Sul. O antigo Palestra Itália superou a Juventus-ITA na decisão e ganhou seu primeiro torneio internacional (reconhecido pela Fifa, em 2014, como um Mundial de Clubes).
Nos anos 60 veio o esquadrão que conseguia encarar de frente o Santos de Pelé que era a base da Seleção Brasileira bicampeã do Mundo. Ganhou seis torneios nacionais, um Rio-SP e quatro estaduais. Uma equipe que é historicamente conhecida como Academia de Futebol. Neste plantel, destaques para os goleiros Valdir de Moraes e Émerson Leão. Na linha, Djalma Santos, Leivinha e Julinho Botelho foram outros que marcaram história. E claro, o meio-campo, tinha Ademir da Guia, para muitos o maior ídolo da história do clube. Este reinado alviverde durou até 1973 com o bicampeonato brasileiro.
Os anos 80 foram de ‘vacas magras’ no Parque Antárctica. Na década seguinte, com a ajuda da Parmalat, voltaram às glórias, como as conquistas do Campeonato Paulista de 1993 sobre o rival Corinthians, com nomes que marcaram história no clube, como Veloso, Antônio Carlos, Roberto Carlos, Zinho, Edílson, Edmundo, e Evair, na ocasião comandados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. O mesmo Luxemburgo marcou história à frente de outro esquadrão, em 1996, quando o Palmeiras era uma verdadeira ‘máquina de fazer gols’ e conquistou o Paulista daquele ano com craques como Rivaldo, Djalminha, Müller e Luizão.
Em 1997 chegava ao Palestra Itália, Luís Felipe Scolari, técnico que havia feito sucesso no Grêmio e estava no futebol japonês. Na temporada seguinte, o inédito título da Copa do Brasil. E em 1999 veio a tão cobiçada Taça Libertadores da América. Título que fez surgir novos ídolos como o goleiro Marcos, o lateral-direito Arce, o meia Alex e os atacantes Oséas e Paulo Nunes.
Por conta dessa magnífica história, o Palmeiras é considerado o campeão do Século XX!
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

DESPEDIDA: Amiga chora perda de porteira em acidente 'Diz que foi um pesadelo'

Sonho de ser policial, Heloísa é surpreendida com bolo e passeio de viatura em Fátima do Sul
