Menu
SADER_FULL
quarta, 21 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Torcedores com problemas cardíacos devem redobrar cuidados na Copa

11 Jun 2010 - 05h12Por Folha Online

Segundo estudo realizado pela Universidade de Munique, na Alemanha, durante a Copa do Mundo de 2006, eventos esportivos aumentam o risco de problemas cardiovasculares, como insuficiência coronariana aguda e arritmia cardíaca sintomática. A pesquisa analisou uma amostra da população alemã durante os jogos do time da casa e constatou que a maior parte das emergências cardíacas registradas ocorreu em homens.

Com o início da Copa da África do Sul nesta sexta-feira (11), a Secretaria da Saúde de São Paulo listou algumas recomendações para os apaixonados por futebol acompanharem as partidas sem maiores preocupações.

Para o torcedor que tem histórico de problema cardíaco, o órgão indica que não se exalte com o juiz. "Se você perceber que está muito nervoso com o jogo, saia da sala e procure se distrair com alguma atividade relaxante", diz a nota. É preferível assistir aos jogos na companhia de familiares e amigos, pois o convívio social diminui o estresse.

As pessoas que já sofreram acidentes cardiovasculares e tomam medicamentos à noite podem fazê-lo antes dos jogos, mas é recomendável conversar com um médico antes da decisão.

Outro cuidado é com a alimentação. De acordo com o órgão, comidas gordurosas, muito condimentadas e com alto teor de açúcar, além de grandes quantidade de álcool podem antecipar o fim da diversão. Intercalar um copo de água com a bebida alcoólica garante a hidratação.

O sal é um dos inimigos da pressão arterial, por isso é necessário ingerir com moderação alimentos e petiscos com alto teor. Também é indicado evitar bebidas com cafeína, que funcionam como estimulantes.

Os diabéticos devem ter cuidados especiais, como não parar de tomar as medicações prescritas, manter a alimentação a cada três horas e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em jejum.

Por fim, a secretaria incentiva o apoio ao time, o que envolve um certo esforço das cordas vocais e aconselha os torcedores a abandonarem o cigarro, para proporcionar um descanso aos pulmões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência
BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI