Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 3 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Tony Blair chega ao Iraque em visita surpresa

19 Mai 2007 - 09h20
O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, se reuniu neste sábado, 19, durante uma visita surpresa ao Iraque com o presidente iraquiano, Jalal Talabani, e seu primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, com que discutiu os avanços políticos e a situação de segurança no país.

Em declarações aos jornalistas depois da reunião, que ocorreu na área protegida conhecida como Zona Verde, Blair disse que todos concordaram que é necessário um acordo que coloque todos num caminho em comum.

Esse pacto de união nacional deve ser reconhecido tanto dentro do país árabe como por seus vizinhos, que devem respeitar "os desejos" do povo iraquiano, o único que pode decidir sobre seu futuro, afirmou.

"Há fatos que ocorrem em diferentes partes do Iraque que nos dão motivos para esperança, para a perspectiva de reconciliação entre o povo, mas é importante que continuemos tomando todas as medidas necessárias contra a Al Qaeda ou qualquer um que use a violência e o terrorismo para frustrar o progresso neste país", advertiu.

O chefe do governo britânico, que disse não se arrepender "em absoluto" de ter apoiado a deposição do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein com a invasão em 2003, insistiu em que, apesar da violência, o Iraque fez muitos progressos.

"A situação de segurança continua sendo difícil, mas, por outro lado, há claros sinais de progresso e mudança", disse.

Última visita

Blair aterrissou neste sábado no aeroporto internacional de Bagdá, em sua sétima e última viagem ao país árabe antes de deixar o Executivo, em 27 de junho, após dez anos no poder.

Após saudar membros das Forças Armadas britânicas, o premiê , que será substituído pelo ministro das Economia Gordon Brown, se reuniu com os responsáveis do governo iraquiano, pouco depois de a Zona Verde ser alvo de um ataque com morteiro.

Blair descartou que esse ataque tenha sido destinado contra ele, e lembrou que "há ataques com morteiro e atentados terroristas todos os dias" no país. "A questão é o que vamos fazer frente a estes ataques", disse na entrevista coletiva.

"Não devemos ceder. O propósito destes ataques, dos atentados suicidas, dos morteiros, é que vocês (a imprensa) não informem sobre nada mais que isso, e não falem do progresso que está acontecendo".

Blair, cujo legado político ficou marcado pelo desastre da Guerra do Iraque, tem interesse em destacar em sua última visita ao país que, à margem dos episódios de violência, houve progressos na democracia.

 

Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Evento
1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos
CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025
PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
CAIXA - FOTO:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONTESTAR DESCONTOS INDEVIDOS
Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Maristela Cantadori, Comunicação Fundect *com informações do IFMS
Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Mais Lidas

FOTOS: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MELCULTURAMA DE LUTO
Super Missionários de luto pelo falecimento da guerreira Sandra Alencar em Culturama
Aniversário
Ana Lívia comemorou 15 anos com festa inesquecível no inicio do mês de Junho em Culturama veja
Evento
1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do Pioneiro e membro da CCB, Cidalino Américo, família informa o velório
Policial
Homem condenado por roubo é capturado em ação conjunta da Polícia Civil e Militar em Deodápolis