Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

TJMS já cogita mudar horário de funcionamento do Judiciário

28 Fev 2011 - 07h00Por Diário MS

A mudança no horário de atendimento da Justiça de Mato Grosso do Sul tem causado polêmica desde o início da alteração. Na sexta-feira passada, o presidente do TJMS (Tribunal de Justiça do Estado), desembargador Luiz Carlos Santini, afirmou ao Diário MS que o horário deve voltar, em breve, a oferecer o acesso à Justiça durante todo o dia. Santini esteve reunido, em Dourados, com os juízes de 21 comarcas, que aprovaram a decisão.
“Mostramos o interesse de que o poder Judiciário atenda a população, sem aumentar as despesas e eles concordaram por unanimidade. A posição da OAB é exagerada, mas é evidente que há prejuízo à população com essa mudança no horário de atendimento”, afirma o desembargador.
O presidente do TJMS ressaltou ainda que a alteração do horário para período integral será possível com uma redistribuição do trabalho. Hoje, o Tribunal está no limite de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal e, por isso, tenta reduzir os custos e não pode contratar mais pessoal.
Mesmo assim, a volta do atendimento matutino e vespertino só será possível depois do dia 10 de março, já que, na sexta-feira passada, o prazo do expediente reduzido foi prorrogado até esta data. Desde setembro de 2010, o funcionamento do Judiciário que era feito das 8h às 18h passou para 12h às 19h.
No fim de janeiro o Tribunal divulgou uma economia de R$ 1,1 milhão com despesas de pagamento de pessoal, devido à modificação de horário.

VISITA

O presidente do TJMS, Luiz Carlos Santini, reuniu-se, no Fórum de Dourados, com magistrados e servidores de 21 comarcas do judiciário sul-mato-grossense. No encontro estiveram presentes ainda servidores de áreas estratégicas do Tribunal de Justiça. O objetivo da reunião foi levar a administração do Tribunal para verificar quais as dificuldades e reivindicações de cada comarca.
De acordo com o presidente do TJ, esta é uma forma de aproximar o Tribunal das comarcas, ouvir de juízes e servidores os problemas detectados, e incentivar a utilização dos meios tecnológicos disponíveis para uma prestação jurisdicional mais eficaz à população. “Somente assim poderemos identificar quais são os problemas das comarcas e como nós devemos nos manifestar para que o judiciário chegue mais perto da população, mantendo a responsabilidade, a competência, a independência do poder e mantendo principalmente a ética que deve nortear as ações do poder judiciário”, destacou Santini.
Participaram da reunião juízes, serventuários e advogados das Comarcas de Dourados, Caarapó, Itaporã, Fátima do Sul, Deodápolis, Ponta Porã, Amambai, Nova Andradina, Anaurilândia, Angélica, Bataiporã, Ivinhema, Naviraí, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Mundo Novo, Sete Quedas, Maracaju, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho