Menu
SADER_FULL
segunda, 29 de novembro de 2021
Busca
Brasil

TJMS divulga planejamento estratégico para os próximos cinco anos

12 Dez 2009 - 07h25Por TJ / MS

Está publicado no Diário da Justiça desta sexta-feira (11), a resolução nº 562, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul para o quinquênio 2010-2014. A norma foi aprovada pelo Tribunal Pleno do TJMS nesta quarta-feira (9), em consonância com a  Resolução 70, de 18 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça, que determina aos tribunais brasileiros a elaboração de seus planejamentos estratégicos para um período mínimo de 5 (cinco) anos,  alinhados ao Plano Estratégico Nacional.

A resolução atende à necessidade de implementar as diretrizes que irão nortear as ações institucionais de curto, médio e longo prazos no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, as quais propiciarão continuidade administrativa, por intermédio do planejamento estratégico.

Os planos de gestão, metas, projetos e ações decorrentes do Planejamento Estratégico e seus resultados, serão avaliados e revistos periodicamente, com o fim de identificar e antecipar estratégias, assim como as necessidades institucionais.

Planejamento - O Planejamento Estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando. O planejamento deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências utilizando princípios de maior eficiência, eficácia e efetividade, sendo os principais critérios de avaliação da gestão.

Este planejamento tem como finalidade demonstrar as principais diretrizes de atuação administrativa, onde estão contempladas as mais relevantes, como: missão, valores, visão, objetivos estratégicos e as metas. Com isto o judiciário de Mato Grosso do Sul objetiva cumprir o princípio da eficiência (art. 37, caput, da Constituição Federal), que é um princípio constitucional, que, juntamente com outros de igual importância, direciona a administração pública.

Metodologia - Os objetivos estratégicos apresentados foram agrupados de acordo com as quatro perspectivas da metodologia do “Balanced Scorecard” (BSC), adaptadas ao Poder Judiciário de MS: Usuário/Sociedade; Processos Internos; Aprendizagem e Crescimento; e Planejamento e Recursos.

Para o alcance dos objetivos estratégicos do PJMS, foi estipulado um conjunto de metas institucionais, agrupadas de acordo com as quatro perspectivas de gestão do BSC. As metas representam os resultados a serem alcançados para atingir os objetivos estratégicos propostos direcionando o caminho a ser seguido para que a organização esteja cumprindo sua missão em direção à sua visão.

Resolução - A íntegra da Resolução com o planejamento estratégico do judiciário sul-mato-grossense está disponível no Diário da Justiça On-line nº 2.103, na página inicial do portal do TJMS (www.tjms.jus.br).

Leia Também

TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua