Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

TJ-MS inaugura fórum novo em Aparecida do Taboado

29 Set 2006 - 16h09

Será no dia 10 de outubro, às 15h, a inauguração do novo fórum da comarca de Aparecida do Taboado. O prédio abrigará as duas varas existentes na comarca, duas salas para defensoria, uma para o Ministério Público, uma para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além do cartório para Juizado Especial e do Tribunal do Júri, com capacidade para 60 pessoas, e um arquivo de 135 m², totalizando 1.090,61m² de obras.

Para a construção do novo prédio, realizada em 11 meses, o Estado cedeu o material de construção, a prefeitura doou o terreno, responsabilizou-se pela terraplanagem e o valor da mão-de-obra foi dividido entre a prefeitura e o Tribunal de Justiça. Assim, cada gabinete de magistrado terá um banheiro privativo, uma sala para arquivo e uma sala de audiências conjugada.

Para Daniel Della Mea Ribeiro, juiz diretor do Foro, a obra é uma das melhores conquistas da comarca. "Em 1999/2000, com a criação da 2ª Vara, o prédio tornou-se pequeno para acomodar a todos. Foram instaladas divisórias, a Defensoria Pública e a psicóloga passaram a atender em um prédio ao lado, cedido pela prefeitura. Ainda assim, o local continuou inadequado para o bom atendimento ao cidadão, que não tinha um local para sentar enquanto aguardava", disse o magistrado, comemorando a construção de um prédio compatível com o crescimento da comarca.

Além da nova estrutura, o novo prédio terá mobiliário moderno e comportará a instalação do SAJ (Sistema de Automação do Judiciário) - o sistema elétrico do prédio anterior não permitia que a informatização fosse implantada, pois a rede elétrica poderia entrar em curto. “A automação trará um avanço na prestação jurisdicional da comarca, já que estará interligada com o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul)", garante o juiz.

Outro exemplo de transtorno que será evitado com o novo prédio é julgamento com o conselho de sentença. Nesses casos era necessário transportar para a Câmara de Vereadores os computadores para a realização do Tribunal do Júri, sem falar no deslocamento de servidores e dos documentos necessários. Um processo extremamente trabalhoso. Com a construção de local adequado e fixo para um Tribunal do Júri todos esses procedimentos não serão mais necessários.

"Aparecida do Taboado está crescendo e fica praticamente na divisa com o estado paulista, o que nos torna uma porta de entrada de Mato Grosso do Sul. Recentemente foram inauguradas na cidade a sede do Corpo de Bombeiros e a da Polícia Ambiental. A área do novo prédio é excelente e, ao lado, foram realizados dois loteamentos, o que prova o rápido crescimento do local. Esperamos que as novas instalações nos permitam atender melhor o jurisdicionado. Sem dúvida, um grande avanço”, conclui Ribeiro.

A comarca de Aparecida do Taboado foi criada pela lei nº 687, de 12 de dezembro de 1.953, e instalada em fevereiro de 1.954, quando o Estado ainda era Mato Grosso, e elevada para segunda entrância em 1999.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho