Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Testemunha diz ter revelado a Lula corrupção em Santo André

6 Dez 2005 - 17h39
A secretária especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, jornalista Mara Gabrilli, disse hoje à CPI dos Bingos que detalhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março de 2003, todo um esquema de corrupção na cidade de Santo André (SP).

Ela relatou que foi a Lula "pedir para que o presidente promovesse uma intervenção federal na prefeitura de Santo André". Segundo ela, o presidente estava acompanhado de dona Marisa e três assessores, e ela com sua assistente. "Comecei contando a situação de saúde de meu pai, o pagamento de caixinha todo dia 30, e o presidente fazia perguntas dando a entender que não sabia de nada", disse ela. Segundo disse, Lula pediu para um assessor anotar alguns pontos disse que "iria tomar providências a respeito". Mara Gabrilli afirmou que "nada foi feito".

A secretária especial de São Paulo disse ter mostrado, na casa do presidente, que as irregularidades na prefeitura e as represálias à empresa de transporte do pai, Lizaberto Júlio Gabrilli Filho, continuavam mesmo depois da morte do prefeito Celso Daniel e "só o sistema de caixinha mensal para arrecadação de dinheiro havia cessado". Segundo conta, "a empresa estava sofrendo retaliações por parte da prefeitura, que privilegiava outras empresas em detrimento da de meu pai".

À CPI dos Bingos, Gabrilli, que se filiou ao PSDB no passado, afirmou que não estava ali como secretária, mas como filha de Lizaberto Júlio Gabrilli Filho, empresário na área de transporte desde 1961. "A pressão que meu pai começou a sofrer o deixou doente e, por conta de três pessoas, uma dentro da prefeitura de Santo André, o (hoje ex-) secretário de serviços municipais, Klinger de Oliveira, o empresário Ronan Pinto, e Sérgio Sombra (Sérgio Gomes da Silva, ex-segurança de Celso Daniel), ele se transformou em outra pessoa, "tensa e abalada, com o nível de corrupção montado".

Mara também afirmou que a conversa foi acompanhada por um dos assessores do presidente, "um homem alto e de barba", que teria dito a ela, "de maneira impositiva", para não falar com a imprensa sobre o teor da conversa com o presidente e mencionasse apenas que teriam falado sobre "reabilitação de portadores de deficiência física".

A história havia sido contada à CPI pela irmã de Mara, a empresária Rosângela Gabrilli, no dia 23 de novembro. Rosângela é uma das proprietárias da Expresso Guarará, empresa de transporte coletivo com sede em Santo André.

 

 

Terra

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis