Menu
SADER_FULL
domingo, 1 de agosto de 2021
Busca
Brasil

Tereré se transformará patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul

5 Ago 2010 - 12h04Por TV Morena

O tereré irá se tornar patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul, conforme deliberação do Conselho Estadual de Cultura. A bebida foi considerada a mais tradicional e popular, tornado-se típica e repassada de ‘pai para filho’. O próximo passo é que a deliberação seja aprovada pelo governador do Estado, André Puccinelli.

O registro de bem imaterial é equivalente ao tombamento de uma edificação histórica. O resultado da reunião do Conselho Estadual de Cultura, feita no dia 16 de julho, foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado. A arquiteta e analista de atividades culturais, Adriana Gardin, explica que o processo inicial foi levado pela prefeitura de Ponta Porã, para registro de bem imaterial do ‘Tereré de Ponta Porã’.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul resolveu ampliar a a iniciativa para o Tereré, sem distinção de Município. A equipe da instituição montou um dossiê, em que foi contada a história da bebida e a importância cultural para o Estado.

No texto publicado nestq quarta-feira, ainda consta a influência em relação a Ponta Porã. “(…) Seu consumo no município remonta ao passado, ao surgimento das comunidades de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero [Paraguai], que floresceram face ao ‘Ciclo da Erva-Mate’, continuando presente nos hábitos da população desta região”. E acrescenta: “(…) Tornou-se bebida típica da região, cuja tradição é passada de pai para filho, elimina as diferenças sociais, promove a interação cultural, propicia o diálogo entre os integrantes das “rodas” – que aproveita o momento para repassar as novidades”.

Em Mato Grosso do Sul, a cerâmica terena e o banho de São João já são considerados bens imateriais. Com a deliberação do conselho, o governador deve aprovar e publicar o decreto, em que institui o Tereré como bem imaterial, deliberação que deve constar no Livro de Registro das Celebrações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÃOPAINHA
Cachorro toca campainha após ficar trancado fora de casa
SONHO INTERROMPIDO
Ultimo ensaio fotográfico minutos antes de médico sofrer choque e morrer nas vésperas de casamento
OLIMPÍADA
Rebeca é prata e faz história na ginástica olímpica em Tóquio
FENÔMENO DA NATUREZA
Chuva de meteoros será visível na madrugada de quinta para sexta em todo Brasil
A CASA CAIU
Mulheres se unem e surram "valentão" flagrado agredindo ex no meio da rua
CRISE HÍDRICA
Novas fontes preparam MS para a crise hídrica, ressalta governador
ABAIXO DE ZERO
Com -8,6°C, SC registra a menor temperatura do Brasil em 2021, diz Inmet
COVID-19
Em dia de aumento de casos Brasil tem 1.333 óbitos por Covid - 19 nas últimas 24 horas
CONCURSO PÚBLICO
Caixa Econômica convocará 9 mil de concursos e abre mais mil vagas
BRASIL - 550.502 MORTES
Covid-19: país ultrapassa 550 mil mortes e tem 19,7 milhões de casos