Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Temporal afeta 50 mil pessoas em Santa Catarina

20 Mai 2010 - 06h00Por Folha Online
Fortes chuvas e ventos atingiram Santa Catarina na madrugada desta quarta-feira e provocaram novos estragos em pelo menos 12 cidades. De acordo com o balanço preliminar divulgado pela Defesa Civil estadual, mais de 50 mil pessoas foram afetadas. Destas, 868 foram desalojadas e 810 tiveram que ser levadas para abrigos. Rodovias estaduais e federais também foram atingidas.

As áreas mais afetadas foram da região metropolitana de Florianópolis e o Vale do Itajaí. Na capital, as chuvas das últimas 40 horas já soma 258 milímetros, volume duas vezes maior que o esperado para todo o mês --cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Já no município vizinho, Palhoça, mais de 300 pessoas tiveram que ser levadas para abrigos. Em Itapema 650 pessoas foram desalojadas. A Defesa Civil ainda estuda que providências tomar para ajudar a população das áreas afetadas.

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia, o temporal foi causado pela passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical pela região. A chuva, contudo, já castiga o estado há mais de um mês e as autoridades locais estão em alerta desde o último dia 2.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Defesa Civil, o número de pessoas afetadas já supera os 266 mil. Cerca de 3.700 pessoas foram desalojadas e 415 desabrigadas. Além de 26 feridos, um homem continua desaparecido.

Com a chuva e os ventos se deslocando para o mar, o tempo começa a melhorar. Mesmo assim, a Defesa Civil mantém o alerta para o mar, que, em função do vento, poderá ficar muito agitado, com a formação de ondas entre 2,5 metros e 3 metros. A previsão é de que a ressaca chegue ao litoral do Rio Grande do Sul até amanhã (20).

A Defesa Civil catarinense pede que a população esteja atenta a qualquer movimento de terra ou de rochas, bem como à inclinação de postes ou árvores próximos a suas residências e que, em caso de alagamentos, evite o contato com as águas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados