Menu
SADER_FULL
sexta, 30 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Temporal afeta 50 mil pessoas em Santa Catarina

20 Mai 2010 - 06h00Por Folha Online
Fortes chuvas e ventos atingiram Santa Catarina na madrugada desta quarta-feira e provocaram novos estragos em pelo menos 12 cidades. De acordo com o balanço preliminar divulgado pela Defesa Civil estadual, mais de 50 mil pessoas foram afetadas. Destas, 868 foram desalojadas e 810 tiveram que ser levadas para abrigos. Rodovias estaduais e federais também foram atingidas.

As áreas mais afetadas foram da região metropolitana de Florianópolis e o Vale do Itajaí. Na capital, as chuvas das últimas 40 horas já soma 258 milímetros, volume duas vezes maior que o esperado para todo o mês --cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Já no município vizinho, Palhoça, mais de 300 pessoas tiveram que ser levadas para abrigos. Em Itapema 650 pessoas foram desalojadas. A Defesa Civil ainda estuda que providências tomar para ajudar a população das áreas afetadas.

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia, o temporal foi causado pela passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical pela região. A chuva, contudo, já castiga o estado há mais de um mês e as autoridades locais estão em alerta desde o último dia 2.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Defesa Civil, o número de pessoas afetadas já supera os 266 mil. Cerca de 3.700 pessoas foram desalojadas e 415 desabrigadas. Além de 26 feridos, um homem continua desaparecido.

Com a chuva e os ventos se deslocando para o mar, o tempo começa a melhorar. Mesmo assim, a Defesa Civil mantém o alerta para o mar, que, em função do vento, poderá ficar muito agitado, com a formação de ondas entre 2,5 metros e 3 metros. A previsão é de que a ressaca chegue ao litoral do Rio Grande do Sul até amanhã (20).

A Defesa Civil catarinense pede que a população esteja atenta a qualquer movimento de terra ou de rochas, bem como à inclinação de postes ou árvores próximos a suas residências e que, em caso de alagamentos, evite o contato com as águas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TENTATIVA DE ESTUPRO
Vídeo mostra empresário assediando jovem na entrevista de emprego
PANE EM AVIÃO
'Sobrevivemos só com a água chuva', diz cantor de MT que ficou 24 dias na mata
PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU
Pandemia avança e MS registra 555 novos casos de Coronavírus em apenas 24h
INCÓGNITA
Governo ainda não definiu como será o 13º de quem teve corte salarial
ANTICORPOS
Bebê nasce com anticorpos contra covid-19
Vítima contou violência sexual para a tia ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Idoso é denunciado por estuprar filha de amigos e a enteada
FENÔMENO DA NATUREZA
Evento raro: Lua Azul poderá ser vista no Dia das Bruxas
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa deposita auxílio emergencial nesta 5ª feira para nascidos em novembro
FOI MAL
Bolsonaro recua e revoga decreto que facilita privatização dos postos do SUS
90% RECUPERADOS
Brasil tem 158,4 mil mortes por covid-19 desde início da pandemia