As áreas mais afetadas foram da região metropolitana de Florianópolis e o Vale do Itajaí. Na capital, as chuvas das últimas 40 horas já soma 258 milímetros, volume duas vezes maior que o esperado para todo o mês --cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Já no município vizinho, Palhoça, mais de 300 pessoas tiveram que ser levadas para abrigos. Em Itapema 650 pessoas foram desalojadas. A Defesa Civil ainda estuda que providências tomar para ajudar a população das áreas afetadas.
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia, o temporal foi causado pela passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical pela região. A chuva, contudo, já castiga o estado há mais de um mês e as autoridades locais estão em alerta desde o último dia 2.
De acordo com o último levantamento divulgado pela Defesa Civil, o número de pessoas afetadas já supera os 266 mil. Cerca de 3.700 pessoas foram desalojadas e 415 desabrigadas. Além de 26 feridos, um homem continua desaparecido.
Com a chuva e os ventos se deslocando para o mar, o tempo começa a melhorar. Mesmo assim, a Defesa Civil mantém o alerta para o mar, que, em função do vento, poderá ficar muito agitado, com a formação de ondas entre 2,5 metros e 3 metros. A previsão é de que a ressaca chegue ao litoral do Rio Grande do Sul até amanhã (20).
A Defesa Civil catarinense pede que a população esteja atenta a qualquer movimento de terra ou de rochas, bem como à inclinação de postes ou árvores próximos a suas residências e que, em caso de alagamentos, evite o contato com as águas.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

INSS: reembolso de desconto ilegal começa dia 24; saiba como aderir

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025
Mais Lidas

Jovem de Caarapó segue internado em estado grave após acidente entre Vicentina e Fátima do Sul

Engenheiro agrônomo de Dourados morre em acidente em Minas Gerais

Frente fria avança e derruba temperaturas; veja quando o frio chega

Glória de Dourados se despede do Domingos Rufino e do José o 'Pavão', Pax Oliveira informa o velório
