Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Tempo nos próximos dias favorece a colheita de cana-de-açúcar no Brasil

8 Abr 2011 - 09h06Por Agrosoft

Chegou a época da colheita de cana-de-açúcar, mas as precipitações que ocorreram nessas últimas 24 horas sobre o Estado de São Paulo prejudicaram o inicio da colheita da cana de açúcar, que estava prevista para começar no dia 4 de abril de 2011.

A previsão é que a produção total para essa safra ficará em torno dos 568 milhões de toneladas, mas esse número poderá sofrer reduções.

De acordo com o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, a estiagem entre abril e outubro de 2010 e as temperaturas durante a primavera e o verão devem influenciar o resultado final da produção.

"A região centro-sul do Brasil, ficou com os termômetros abaixo da média, devido aos diversos dias nublados, e isso interfere diretamente no crescimento e formação da cana", explica Marco.

Agora para essa semana, a previsão é que já a partir do dia (06/04/11) o tempo abre em todas as regiões de São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, o que dará condições à colheita.

E essas condições se manterão até pelo menos dia 15, quando uma frente fria avança pela região e volta a ter uma condição de mais nebulosidade, tempo instável e chuvas.

ABRIL COMEÇA COM CARA DE OUTONO

O mês de abril começa com um padrão típico do Outono. Isso porque, no no Sul do Brasil, o tempo volta a se firmar com ligeiro declínio da temperatura, o que deve beneficiar a conclusão da colheita da soja no Rio Grande do Sul e no Paraná.

Na Região Sudeste e Centro-Oeste, o avanço de uma nova frente fria volta a causar chuvas, o que deve prejudicar ainda mais o processo de colheita da soja e retardar o início do corte e moagem da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo.

Porém, de acordo com os meteorologistas da Somar, esta frente fria avança no decorrer da semana para o Nordeste e o tempo deve se firmar também em São Paulo e Mato Grosso do Sul, indicando uma redução de chuvas e predomínio de tempo seco para o restante do mês.

No Nordeste, as chuvas permanecem mais concentradas no norte da Região, beneficiando diretamente os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e o Rio Grande do Norte.

Já no interior da região as chuvas continuam muito irregulares e mal distribuídas.

ARGENTINA

Abril começa com período seco sobre grande parte do território argentino. Segundo a Smar Meteorologia, o calor começa a diminuir aos poucos, mas ainda sem previsão de frio extremo.

Para os agricultores quem não depende mais de chuvas para fechar ciclo das lavouras, de um modo geral a condição climática daqui para frente vai favorecer a fase de colheita.

A tendência para abril é de uma condição típica do outono, predominando tempo seco e ligeira queda na temperatura noturna.

Ainda devido à influência final do fenômeno La Niña, as frentes frias devem passar mais pelo Oceano Atlântico, causando chuvas fracas somente na faixa leste do país

Deixe seu Comentário

Leia Também

tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos