Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Tempo nos próximos dias favorece a colheita de cana-de-açúcar no Brasil

8 Abr 2011 - 09h06Por Agrosoft

Chegou a época da colheita de cana-de-açúcar, mas as precipitações que ocorreram nessas últimas 24 horas sobre o Estado de São Paulo prejudicaram o inicio da colheita da cana de açúcar, que estava prevista para começar no dia 4 de abril de 2011.

A previsão é que a produção total para essa safra ficará em torno dos 568 milhões de toneladas, mas esse número poderá sofrer reduções.

De acordo com o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, a estiagem entre abril e outubro de 2010 e as temperaturas durante a primavera e o verão devem influenciar o resultado final da produção.

"A região centro-sul do Brasil, ficou com os termômetros abaixo da média, devido aos diversos dias nublados, e isso interfere diretamente no crescimento e formação da cana", explica Marco.

Agora para essa semana, a previsão é que já a partir do dia (06/04/11) o tempo abre em todas as regiões de São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, o que dará condições à colheita.

E essas condições se manterão até pelo menos dia 15, quando uma frente fria avança pela região e volta a ter uma condição de mais nebulosidade, tempo instável e chuvas.

ABRIL COMEÇA COM CARA DE OUTONO

O mês de abril começa com um padrão típico do Outono. Isso porque, no no Sul do Brasil, o tempo volta a se firmar com ligeiro declínio da temperatura, o que deve beneficiar a conclusão da colheita da soja no Rio Grande do Sul e no Paraná.

Na Região Sudeste e Centro-Oeste, o avanço de uma nova frente fria volta a causar chuvas, o que deve prejudicar ainda mais o processo de colheita da soja e retardar o início do corte e moagem da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo.

Porém, de acordo com os meteorologistas da Somar, esta frente fria avança no decorrer da semana para o Nordeste e o tempo deve se firmar também em São Paulo e Mato Grosso do Sul, indicando uma redução de chuvas e predomínio de tempo seco para o restante do mês.

No Nordeste, as chuvas permanecem mais concentradas no norte da Região, beneficiando diretamente os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e o Rio Grande do Norte.

Já no interior da região as chuvas continuam muito irregulares e mal distribuídas.

ARGENTINA

Abril começa com período seco sobre grande parte do território argentino. Segundo a Smar Meteorologia, o calor começa a diminuir aos poucos, mas ainda sem previsão de frio extremo.

Para os agricultores quem não depende mais de chuvas para fechar ciclo das lavouras, de um modo geral a condição climática daqui para frente vai favorecer a fase de colheita.

A tendência para abril é de uma condição típica do outono, predominando tempo seco e ligeira queda na temperatura noturna.

Ainda devido à influência final do fenômeno La Niña, as frentes frias devem passar mais pelo Oceano Atlântico, causando chuvas fracas somente na faixa leste do país

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS