A cidade de Ponta Porã, conta agora com dois telefones públicos especiais para deficientes auditivos. Os aparelhos foram instalados, a pedido do Ministério Público Federal, na rodoviária e no aeroporto internacional da cidade. A adoção de medidas judiciais não foi necessária.
O pedido, baseado no preceito da acessibilidade assegurada pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 10.098/2000, foi formulado pelo procurador da República Luís Cláudio Senna Consentino. Em vistoria realizada em janeiro de 2010, foi constatada a ausência de telefones públicos adaptados no aeroporto e na rodoviária, locais estratégicos e de grande fluxo de pessoas.
A instalação dos aparelhos abre caminho para a inclusão dos deficientes auditivos ao serviço de telefonia, considerado de extrema necessidade. Além disso, a acessibilidade minimiza desigualdades e promove melhoria na qualidade de vida dos surdos.
A atuação do MPF foi baseada na legislação brasileira que visa incluir pessoas com deficiência. A Lei Federal nº 10.098/2000 enfatiza que “o poder público promoverá a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecerá mecanismos e alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação”. Já o Decreto n.º 5.296/2004 estabelece que as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações deverão garantir o pleno acesso às pessoas portadoras de deficiência auditiva por meio da instalação de telefones para uso por pessoas portadoras de deficiência auditiva.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas

'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid

Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental

Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'

Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos

Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões

O que está por trás da alta das internações de jovens com covid

Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910

Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
