Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Telefone celular não chega a 42% dos municípios do país

28 Set 2006 - 15h42
 

Pesquisa da Associação Telebrasil (representante das indústrias e empresas de serviços de telecomunicações) mostra que 42,3% dos municípios brasileiros não são atendidos por nenhuma operadora de telefonia celular. Eles somam 10,5% da população do país.

Segundo o superintendente-executivo da Telebrasil, César Rômulo Silveira Neto, as pequenas localidades, de baixo poder econômico, não são consideradas atrativas pelas operadoras de telefonia.

Enquanto a telefonia fixa é definida na legislação como serviço público, e as concessionárias têm metas de universalização a cumprir, a móvel foi classificada como de natureza privada. Com isso, as operadoras não são obrigadas a colocar retransmissoras em locais que não considerem atrativos para o negócio, mas também não têm alguns direitos assegurados pelo governo aos concessionários fixos.

Dezesseis anos depois do início da implantação do serviço celular no Brasil, a pesquisa da Telebrasil que reúne os principais indicadores do mercado e passará a ser divulgada trimestralmente mostra que o grau de competição nesse setor é diretamente proporcional à rentabilidade.

Em 21% dos municípios, onde se aglomeram 47,4% da população do país, os clientes são disputados ferozmente por quatro operadoras. Nesta situação se encontram, por exemplo, o Rio de Janeiro e o Distrito Federal. Em 17,3% dos municípios, que somam 35,3% da população, o mercado é disputado por três operadoras (é o caso de São Paulo, por exemplo). Em 8,4% dos municípios, a disputa se reduz a duas operadoras e em 10,9% deles, só existe uma operadora.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, diz que em alguns Estados o percentual de municípios sem cobertura celular supera a média geral de 42,3%. Em Minas Gerais, segundo ele, supera os 50%.

Para Costa, as empresas de telefonia celular concentram-se nos mercados lucrativos em razão da extinção por lei do sistema de subsídios cruzados. Antes da privatização do Sistema Telebrás (julho de 1998) esse subsídio permitia que as empresas custeassem investimentos deficitários com o lucro de outros serviços mais rentáveis. No período estatal, as ligações locais eram custeadas, em grande parte, pelas tarifas interurbanas e internacionais.

Costa defende a volta do subsídio cruzado para custear a implantação da telefonia nas localidades distantes e desatendidas. Para ele, o desinteresse das empresas pelas pequenas localidades vai se agravar com a chegada dos serviços ainda mais sofisticados, como os celulares de terceira geração.

"A tendência é elas priorizarem as grandes cidades, em detrimento da telefonia simples no interior", declarou. Ele diz que o futuro das telecomunicações está na mobilidade e, por isso, é vital que o serviço chegue a todo o país.

Para o o presidente da Acel (Associação Nacional das Operadoras Celulares), Ércio Zilli, a cobertura de 100% dos municípios só acontecerá com o aumento do poder aquisitivo da população, que lhe permita pagar pelo serviço ou com o governo assumindo parte do custo. "As empresas foram até longe demais. Atender pequenas localidades distantes significa ampliar a logística. Vai gerar mais despesa do que receita."

 

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho