Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Tecnologia de motor flex diesel-gás pode economizar até 38%

11 Set 2006 - 13h36
O governo do Estado, por intermédio da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), em evento ocorrido hoje, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, apresentou a empresários sul-mato-grossenses do ramo de transportes de pessoas e cargas um microônibus dotado de uma nova tecnologia em combustível: a Flex Diesel-Gás.

A inovação foi trazida ao Brasil pela empresa Civic Corp BR, do Rio de Janeiro, parceira da DieselGas, da Nova Zelândia, que desenvolveu o projeto. A intenção da MSGÁS é estimular a maior utilização do gás natural no setor de transportes.

Segundo o diretor-técnico da Civic Corp, Ivan Araújo Dayrell, investir nessa tecnologia recente pode gerar muitos benefícios para os proprietários das transportadoras e para a sociedade. “Melhora na questão financeira, porque o gás é um combustível muito barato, e melhora o meio ambiente, porque polui menos, com isso, todos ganham.”

Os dados obtidos pela empresa carioca demonstram que o sistema Flex Diesel-Gás pode economizar até 38% nos gastos com combustível em relação ao diesel. Além disso, os números apontam que, após a conversão, o veículo pode reduzir até 30% da emissão de dióxido de carbono. “O microônibus, ou ônibus, ou caminhão, pode andar com até 90% de gás natural veicular (GNV) e 10% de diesel. O uso dos dois combustíveis é simultâneo, o que garante a qualidade de desempenho”, afirma Dayrell.

Zeca do PT, o presidente da MSGÁS, Maurício Arruda e o representante da Civic Corp, Ivan Dayrell, assinaram um termo de cooperação que permitirá que o veículo permaneça em Mato Grosso do Sul por dois meses para que possa ser testado pelos empresários. “Basta que eles agendem conosco para que possam testar a nova tecnologia, o serviço será gratuito e nós cederemos inclusive um motorista nosso. Também vamos utilizar o microônibus em eventos nas escolas, para falar sobre meio ambiente, por exemplo”, explica Maurício.

Após a solenidade de apresentação tecnologia Flex Diesel-Gás e assinatura de termo de cooperação, o governador embarcou no microônibus, que trafegou pelo Parque dos Poderes, para que fosse feita a demonstração prática da nova tecnologia.


Novo nicho – “A base do mercado da MSGÁS é composta de termoelétricas. Agora, estamos em busca de uma nova área de comércio e de uma ampliação no uso do gás natural. Nossa empresa vive de vender gás, então quanto mais pudermos vender, em quanto mais mercados pudermos vender, melhor”, afirma Maurício Arruda.

O presidente da MSGÁS lembrou dos investimentos feitos pelo governo estadual em Rio Verde, onde Zeca do PT esteve no final do mês passado para assinar termo de compromisso que autoriza a distribuição de gás natural comprimido às industrias de cerâmicas da região. “Provavelmente em pouquíssimo tempo estaremos lá outra vez para assinar os primeiros contratos que garantirão a possibilidade de fazer cerâmicas brancas (para pisos e azulejos) no Estado. Atualmente, todos esses produtos são importados de outros locais do Brasil. É um novo mercado que aparece.”

Também estavam presentes na cerimônia as seguintes autoridades: o diretor-comercial da MSGÁS, Eduardo Cabral Passos; a diretora-administrativa financeira da MSGÁS, Márcia Aparecida Miotto; o deputado federal Vander Loubet; o deputado estadual Pedro Teruel; o presidente da Associação de Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande (Assetur), Emerson Delmondes; e o secretário de Estado de Infra-estrutura e Habitação, Carlos Augusto Longo, além de vários empresários do setores de transportes de carga e passageiros em Mato Grosso do Sul.

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço