Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 24 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Tecnologia comprova ganho de peso em bovinos de corte

1 Set 2010 - 09h55Por MS Notícias
Tudo que o produtor pecuarista de corte deseja é ter animais de boa qualidade que resultem em ótimos produtos para oferecer ao mercado. Com o objetivo de alcançar esses resultados, experimentos comprovaram que a utilização de aditivos promotores de crescimento no tratamento de bovinos de corte a pasto, aumentaram em até cerca de 20% o ganho de peso do animal.

De acordo com estudos da Embrapa Gado de Corte, os chamados ionóforos, aditivos utilizados na dieta de bovinos de corte para selecionar ou inibir o crescimento de microorganismos do rúmen, podem melhorar a eficiência do metabolismo de energia do animal.

Segundo informou a Pecpar Nutrição Animal, um experimento realizado pela empresa, comprovou na prática a eficácia do produto. O teste avaliou o desempenho de 90 novilhas num período de 171 dias (entre setembro de 2008 a fevereiro de 2009) com alternância de piquetes a cada 7 dias. O experimento realizou três tipos de tratamento: Sal Mineral Comum, Pecpar Fós Engorda e Pecpar Maxi Águas.

Na comparação dos tratamentos, o teste mostrou que o uso dos produtos Pecpar Fós Engorda e Pecpar Maxi Águas, que possuem inóforos em sua composição, proporcionaram aumento no ganho de peso de 11% e 19,8% respectivamente (11,3 kg e 20,4 kg no período), quando comparados a um tratamento com apenas sal mineral comum, sem o aditivo promotor de crescimento. O experimento mostrou ainda que o tratamento com os produtos Pecpar Fós Engorda e Pecpar Maxi Águas resultaram em aumento da lucratividade.

Redução de patologias e distúrbios


Segundo o estudo da Embrapa, os ionóforos são capazes de alterar os tipos de ácidos graxos voláteis produzidos no rúmen e diminuir a energia perdida durante a fermentação do alimento. Com isso, há um aumento no desempenho animal resultante de maior retenção de energia durante a fermentação ruminal. Os ionóforos podem ainda reduzir a incidência de patologias como a coccidiose e de distúrbiuos metabólicos como acidose e timpanismo.


Apesar de a técnica já ter sido testada e comprovada, ainda há resistência por parte de alguns pecuaristas na utilização de ionóforos na dieta de bovinos. Segundo Rafael Mendes, proprietário da Pecpar Nutrição Animal, situada em Dourados/MS, isso se deve à falta de conhecimento sobre a tecnologia. “A falta de informação sobre a eficiência do produto é o que dificulta o uso dele”, diz. Segundo ele, há no mercado diversos produtos com o propósito de promotor de crescimento, mas que “não possuem embasamento científico”, alerta.


Atuante nos mercados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Paraguai, a Pecpar oferece ao mercado toda uma linha de produtos que além de ser composta por sais minerais e proteicose energéticos, possui o aditivo promotor de crescimento com eficácia comprovada cientificamente. Fonte: Graziela Reis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso