Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Técnicos analisam água do Rio Paraná em Três Lagoas

13 Nov 2006 - 16h27
A água de diversos pontos do rio Paraná na região de Três lagoas foi coletada nesta tarde (13 de novembro) por uma equipe de técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos e Mato Grosso do Sul. A finalidade é encontrar as causas da mortandade de peixes que ocorreu em Naviraí e Mundo Novo, 352 e 458 quilômetros de Campo Grande, respectivamente.

Conforme informaões do Perfil News, cerca de 10 amostras do rio Paraná foram recolhidas e encaminhadas para analise. Ação semelhante acontece no Rio Tiete, próximo ao município de Itapura, no estado de São Paulo e divisa com o Mato Grosso do Sul. As informações serão confrontadas.

Pescadores relatam terem sentido forte odor de veneno na água do Rio Paraná. A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Três Lagoas informou que, caso a contaminação seja confirmada, o Ministério Público será acionado. Para isso, técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos estarão realizando durante a semana a coleta de água em todo o rio Paraná, até a Usina Sergio Mota. A intenção é localizar o agente causador da mortandade.

Caso semelhante aconteceu em 2005, quando a Associação de Pescadores de Castilho (SP), às margens do Rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul denunciou acidente ambiental na região. A denúncia foi feita pela Econg, organização não governamental de defesa ambiental com sede em Castilho.

Na época, a organização protocolou a denúncia na Justiça Federal de Três Lagoas. Além do impacto ambiental o problema afetou a sobrevivência dos pescadores profissionais da região, que têm a atividade como única fonte de renda para o sustento da família.
 
 
 
 

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro