Menu
BANNER IMPRESSORAS
segunda, 8 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

TCE/MS explica novo Sistema LRF Transparência

8 Out 2010 - 08h24Por MTE / MS

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), através da Diretoria de Gestão de Modernização (DGM) e do Departamento de Gestão de Tecnologia da Informação reuniu nesta quinta-feira,  23 representantes de empresas prestadoras de serviços na área de informática de prefeituras, câmaras e autarquias para apresentar o novo Sistema LRF Transparência, que entra em funcionamento a partir de 2011, aperfeiçoando ainda mais, o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com o diretor geral da DGM, Parajara Moraes Alves Júnior o Sistema LRF Transparência, hoje existente foi totalmente remodelado para facilitar ainda mais aos órgãos jurisdicionados e as empresas prestadoras de serviços nas prestações de contas junto ao Tribunal. Segundo o diretor, além do envio das informações on line utilizando-se de anexos e formulários padronizados, os documentos serão assinados digitalmente para que tenham sua validade e autenticidade.

Segundo o chefe do Departamento de Gestão de TI, Ary Silvio Alves de Lima o novo Sistema foi aperfeiçoado pelos próprios técnicos do quadro do Tribunal, e estará disponível para testes dos órgãos e empresas prestadoras de serviços aos jurisdicionados numa linguagem simplificada utilizando-se de arquivos em XML e XSD. Ele avisa que a DGM deverá divulgar uma Orientação Técnica, além de disponibilizar um manual para que se possa tirar dúvidas.

Para o diretor executivo da Quality Sistemas, Denis da Maia o novo sistema irá facilitar em muito a vida das empresas que atendem esses órgãos. Segundo Maia, sua empresa atende aproximadamente 60 órgãos jurisdicionados em Mato Grosso do Sul, e ainda atua nos Estados de Mato Grosso e Goiás. “A consolidação destes sistemas vai permitir que as empresas que prestam este tipo de serviço busquem novos mercados”, destacou.

Também o diretor da empresa Controle Técnico – Grupo Assessor Público, Glaubi Araújo Leite afirmou que “o novo sistema vem de encontro ao anseio das empresas. “Antes tínhamos problemas no envio destas informações, agora, com esse novo Sistema apresentado vamos evitar os erros, possibilitando desempenhar um serviço de melhor qualidade, mais confiável e rumo as exigências contidas na Lei 131”, (Lei da Transparência).

Parajara Alves Júnior informou, que ainda neste mês de outubro deve apresentar o novo Sistema LRF Transparência aos servidores e técnicos do Tribunal, e no mês de novembro será marcada uma data para que todos os gestores públicos municipais, venham ao TCE/MS para tomar conhecimento sobre o novo Sistema, prazos, necessidades e responsabilidades.

Leia Também

VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas
DESUMANIDADE
Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos
DENUNCIADO POR VIZINHOS
Mãe e filho são executados e corpos escondidos dentro de sofá velho jogado em lote baldio
AUXILIO BRASIL
Governo amplia Auxílio Brasil e mais 23,7 mil famílias vão receber em MS
ASSASSINATO
Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas
LENDA DO HUMORISMO
Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos
A CONTA GOTAS
Petrobras anuncia corte de R$ 0,20 no preço do diesel
100 PERÍCIA
Senado aprova regras que podem dispensar perícia médica do INSS
CAIXA PARA ELAS
Caixa anuncia programa voltado para o público feminino