Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Taxa de desemprego diminui, seguro-desemprego cresce

5 Mai 2011 - 15h58Por Contas Abertas

As festividades do dia do trabalhador ocorreram por todo o país e começaram antes mesmo do dia 1º de maio. Em meados de abril o IBGE indicou a melhora da taxa de desemprego do primeiro trimestre, de 7,4% no ano passado para 6,3% em 2011. Por outro lado, nos primeiros quatro meses deste ano houve aumento de R$ 401,7 milhões no gasto com o seguro-desemprego, em relação ao mesmo período do ano passado.

O programa recebeu R$ 7,54 bilhões, valor muito próximo ao gasto em 2009, ano que o governo mais gastou com o benefício. Em relação ao ano passado o aumento é explicado tanto pela alta rotatividade no emprego formal, como pelo crescimento do número de trabalhadores no mercado como um todo.

 Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de rotatividade de jovens em 2009 foi de 71,4%, causado principalmente pela procura do primeiro emprego. Já o número de trabalhadores com carteira assinada aumentou nos últimos anos, com o cenário econômico favorável.

No pronunciamento do dia do trabalhador, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o país está no caminho certo; “este dia deve ser comemorado: com crescimento do emprego e da renda, com economia sólida, e plena de esperança no futuro”, afirmou.

Mesmo em período de celebrações, os valores despendidos para os assalariados sem trabalho é elevado e se remete ao preocupante ano de 2009. O país tem um longo caminho pela frente quando o assunto é desemprego.

Seguro-Desemprego

O Programa Seguro-Desemprego, conforme definido no Artigo 2° da Lei 7.998, de 11 de janeiro de 1990, tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa. O benefício auxilia os trabalhadores requerentes ao seguro-desemprego na busca de novo trabalho. O valor varia de acordo com a faixa salarial, sendo pago em até cinco parcelas, conforme a situação do beneficiário.

Todo trabalhador dispensado sem justa causa e aqueles cujo contrato de trabalho foi suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação oferecido pelo empregador podem requerer o benefício. Também pode ser solicitados por pescadores profissionais durante o período em que a pesca é proibida e por trabalhadores resgatados da condição análoga à de escravidão. 
 

Dia do Trabalhador

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é a data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade, mas a repressão ao movimento foi dura, com prisões, feridos e mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. A greve paralisou os Estados Unidos.

No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924, por um decreto do presidente Artur Bernardes.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos