Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 18 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Taxa de desemprego cresce 6,3% no primeiro trimestre de 2011

19 Abr 2011 - 13h44Por Agência Brasil

 A taxa de desemprego no país cresceu 6,3% no primeiro trimestre deste ano e está menor que a do mesmo período de 2010 (7,4%). O indicador reflete "um cenário econômico favorável" e empregos mais qualificados, segundo com o coordenador da Pesquisa Mensal do Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo.

Divulgada hoje (19), a pesquisa mostra que a taxa de desemprego fechou março em 6,5%, com um pequeno aumento de 0,01 ponto percentual em relação a fevereiro. Na comparação com março do ano passado, o indicador diminuiu 1,1 ponto percentual.

"É um trimestre mais favorável ao observado em 2010", destacou o economista, lembrando que o índice de 6,5% é o menor para um mês de março desde o início da série, em março de 2002.

Azeredo explicou que a melhora do emprego no ano é reflexo de um cenário econômico favorável. O economista preferiu não pontuar as medidas que influenciaram a diminuição da taxa e explicou que ainda é cedo para avaliar os impactos dos recentes aumentos da taxa de juros Selic.

Com a redução da taxa de desemprego, o IBGE também destaca o avanço da qualidade do emprego. Os postos de trabalho com carteira assinada no setor privado cresceram 7,4% na comparação com março do ano passado, o que significa o acréscimo de 739 mil pessoas ao mercado de trabalho.

"Essa melhora que se vê em 2011 não é uma melhora de agora. É uma melhora que começou lá atrás e foi interrompida no final de 2008 e em 2009 [período da crise financeira internacional]. Mas, em 2010, diferentemente de outros países como os Estados Unidos, o Brasil deixou a crise para trás e segue crescendo, o que se reflete no emprego", reforçou Azeredo.

Para o economista, os novos empregos também são resultado de mudanças no mercado de trabalho em função dos avanços no setor de tecnologia da informação e de investimento em educação. "Não é uma mudança conjuntural, mas é um avanço de ano a ano", completou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS