Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Tailândia apreende duas toneladas de marfim de elefantes africanos

25 Fev 2010 - 13h12Por Folha Online

Os serviços alfandegários da Tailândia apreenderam duas toneladas de marfim de elefantes africanos, a maior carga ilegal de presas já confiscada na história do país, informaram fontes oficiais nesta quinta-feira (25).

O carregamento foi apreendido na noite de ontem, no aeroporto internacional de Bancoc. As presas estavam escondidas em caixas de componentes de telefones celulares com destino a Laos, segundo Seree Thaijongrak, porta-voz do Departamento de Alfândegas da Tailândia.

O homem que tentou recolher as presas foi preso. A carga teria um valor aproximado de 120 milhões de bat (US$ 3,6 milhões) no mercado negro, acrescentou Thaijongrak.

Em junho do ano passado, a organização Traffic denunciou que a Tailândia recebe a maior parte do mercado ilegal de marfim da Ásia, apesar das promessas das autoridades para evitar o tráfico.

A Traffic também assinala que Bangcoc se transformou em um centro internacional para a venda ilegal de marfim, com dezenas de lojas que oferecem produtos fabricados a partir do material e importam ilegalmente presas do Mianmar, país vizinho.

Embora não existam estatísticas precisas, calcula-se que na Tailândia vivem cerca de 2.500 exemplares de elefante asiático selvagem e 2.000 domesticados.

O comércio de marfim está oficialmente proibido desde 1989, sob a Convenção das Nações Unidas para a Proteção de Espécies, e ajudou a recuperar as povoações de elefantes em muitas nações africanas nas quais eles estavam à beira da extinção.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL