Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de novembro de 2021
Busca
Brasil

SUS deve investir mais em medicamentos de combate ao fumo

28 Nov 2009 - 08h20Por Terra

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que o Sistema Único de Saúde (SUS) está se preparando para ampliar o tratamento de pessoas dependentes do cigarro por meio do uso de remédios e de tratamento psicoterápicos. O objetivo é tentar diminuir o percentual de mortes em decorrência do tabagismo.

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), dos 500 mil casos de câncer previstos para o ano que vem, cerca de 100 mil serão causados por doenças relacionadas ao fumo, como câncer de pulmão e de bexiga.

"Grande parte dos fumantes consegue parar de fumar com terapia de grupo e grupos de discussão. Outra parte precisa de medicação, e o SUS está se preparando para enfrentar isso também", afirmou Temporão, após divulgação da Pesquisa Especial do Tabagismo, no Rio.

De acordo com Temporão, o perfil socioeconômico do fumante também deverá orientar políticas de combate ao tabagismo no SUS. Conforme a pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os fumantes estão entre a população com menor renda e menor escolaridade.

O estudo também revela que os fumantes gastam cerca de R$ 78 por mês com a compra de cigarros. O valor é maior do que a média de gastos com frutas (R$ 60), informou o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes. "Ou seja, gasta-se mais com cigarros do que com alimentos que poderiam diminuir os efeitos desse hábito sobre a saúde."

No entanto, gastar menos com cigarros ou deixar de fumar não é fácil, disse o presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Antônio Santini. "Não é que as pessoas não queiram parar de fumar. Ter um vício não é uma questão de hábito. É uma questão de que alguma coisa, alguma substância, provoca adesão involuntária", disse Santini. Cerca de 50% dos fumantes entrevistados já pensou, um dia, em largar o fumo, ressaltou.

Leia Também

PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho