Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Suposto ataque terrorista atinge Embaixada dos EUA na Grécia

12 Jan 2007 - 08h11
Um suposto atentado terrorista atingiu a Embaixada dos EUA em Atenas nesta sexta-feira, danificando a fachada do edifício, sem deixar vítimas. A ação faz crescer o receio em torno da retomada das atividades de extremistas de esquerda no país.

Policiais cercaram as ruas em torno do prédio após a explosão, ocorrida por volta das 6h (1h de Brasília). Um foguete atingiu o 1º andar do edifício, quebrando vidros de prédios vizinhos.

"Foi um ato de terrorismo. Não sabemos de quem partiu", afirmou o chefe de polícia Asimakis Golfis. "Havia um projétil que explodiu nos banheiros do prédio e foi disparado do nível da rua".

Autoridades da Embaixada confirmaram que uma explosão atingiu o local, dizendo que a ação não deixou feridos.

Segundo o embaixador dos EUA, Charles Ries, os danos foram "pequenos".

"Não há justificativa para tal ato de violência (...) A embaixada estava ocupada no momento do ataque, mas ninguém se feriu", afirmou. Segundo ele, não houve aviso de ataque.

"Estamos tratando o incidente como um ataque sério, que está sendo investigado", afirmou.

O ministro de ordem pública Vyron Polydoras afirmou que a Grécia "condena veementemente" o ataque ao prédio fortemente vigiado da Embaixada.

"Nós acreditamos que se trata de um ato simbólico", afirmou. "É uma tentativa de prejudicar as relações internacionais do país".

Telefonema

Segundo o ministro grego de ordem pública, a polícia investiga a autenticidade dos telefonemas reivindicando a autoria do ataque em nome de um grupo extremista de esquerda.

"Houve um ou dos telefonemas, de interlocutores anônimos, que reivindicavam a autoria para a Luta Revolucionária" , afirmou Polydoras.

Segundo ele, as ligações foram feitas para uma empresa de segurança privada.

A Luta Revolucionária assumiu a autoria de um ataque a bomba ocorrido em 2006 contra o ministro da Cultura Giorgos Voulgarakis, no qual ninguém ficou ferido.

Autoridades vasculham prédios de apartamento próximos da embaixada e um hospital da região para recolher evidências.

"Às 5h58, uma explosão causada por um foguete causou danos de pequena proporção na fachada do prédio (...). A polícia trabalha ao lado das autoridades da embaixada", diz um comunicado da polícia grega.

Visita

A ministra grega de Relações Exteriores, Dora Bakoyannis, visitou a Embaixada após o ataque.

"Vim até aqui para expressar minha solidariedade ao povo grego após esse ato deplorável", afirmou ela. "No passado, tais ações tiveram um alto custo --moral, financeiro e diplomático-- para a Grécia. O governo está determinado a realizar todos os esforços possíveis para não permitir que ações deste tipo voltem a ocorrer".

Um porta-voz do Departamento de Estado confirmou que a ação não deixou feridos.

"Não há feridos em nenhum grau", disse Kurtis Cooper. "A embaixada ficará fechada hoje".

Ataques

Foi o maior ataque contra um alvo americano realizado na Grécia em mais de uma década, desde a prisão de membros do grupo extremista 17 de Novembro. Em 2003, 14 membros do grupo esquerdista foram condenados pela morte de 23 pessoas -- entre elas, autoridades britânicas e turcas -- e por dezenas de ataques com bombas.

O grupo foi acusado pelas mortes de 23 pessoas --incluindo cidadãos americanos, britânicos e turcos-- em dezenas de ataques a bomba.

Em 1996, o grupo 17 de Novembro realizou um ataque similar ao de hoje contra a Embaixada americana, causando danos pequenos e sem deixar vítimas.

Vários grupos terroristas foram criados desde a prisão de elementos da organização.

Os grupos Luta Revolucionária e Ação pela Revolução Popular foram apontados como responsáveis por ataques contra três ministérios de governo, em 2005.
 
 
 
 
Folha

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS