Menu
SADER_FULL
sábado, 12 de junho de 2021
Busca
ECONOMIA

Supermercados esperam crescimento de 7,9% no faturamento no Natal

27 Nov 2009 - 05h48Por Terra

O faturamento do setor supermercadista no Natal deste ano deve crescer cerca de 7,9%, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgadas hoje (26) na capital paulista. Segundo a pesquisa anual da entidade, 65% das empresas entrevistadas aumentaram as encomendas, 33% mantiveram os pedidos no patamar do ano passado e 3% reduziram as compras.

 

Segundo o levantamento, entre os produtos nacionais, deverão ter maior procura nesse período as frutas de época (14,2%), os refrigerantes (14%), as cervejas (13,8%), o panetone (12,3%) e as frutas secas (11,4%). Os produtos importados devem apresentar crescimento superior à média geral (7,9%), com destaque para frutas especiais (13,5%), vinhos (9,7%) e azeites, azeitonas, queijos e embutidos (9%).

 

De acordo com a Abras, o setor deve contratar 11,5 mil funcionários temporários para o período do Natal, e há possibilidade de 13% deles (o equivalente a 1,5 mil empregados) continuarem nas empresas. Em 2008, os supermercados contrataram 11 mil funcionários temporários.

 

O presidente da Abras, Sussumu Honda, atribuiu o otimismo do setor ao fato de a situação econômica neste ano estar muito diferente da de 2008, porque já se observa crescimento da geração de empregos e da massa salarial, além de preços estáveis e inflação sob controle. Entre as razões do otimismo, Honda apontou também o aumento do poder aquisitivo, por causa dos dissídios salariais e da melhora do poder de compra do salário mínimo.

 

"Esses fatores deixam o varejo otimista, já que, no final do ano passado, tivemos uma queda não esperada nas vendas. Esperamos um incremento maior neste ano, porque temos o real valorizado e a oferta de produtos importados vai ser muito forte este ano. O importado deve ter queda nos preços, não na mesma proporção do dólar, mas principalmente porque deve haver uma concorrência maior em diversas áreas", afirmou o representante dos supermercados.

 

Para ele, o desempenho dos últimos meses demonstra que o setor deve fechar o ano com crescimento de 5,5%. No mês de outubro, as vendas cresceram 7,2%, quando comparadas com as do mesmo período do ano passado. Na comparação com setembro, o aumento foi de 8% e, no acumulado do ano, houve crescimento de 5,5% em relação aos dez primeiros meses do ano passado.

 

De acordo com Sussumu Honda, o crescimento das vendas pode ser atribuído ao aumento de renda e da procura de novos produtos pelas classes D e E, que passaram a consumir produtos de novas categorias. "Um dos pontos que refletem o aumento de renda é o crescimento das vendas dos produtos perecíveis, que foi de 6,1% em outubro", explicou.

 

Sussumu Honda disse que o setor deve passar por uma recuperação significativa no ano que vem. "É ano de Copa do Mundo e sabemos da força dos investimentos em produtos e publicidade nesse período. Temos ainda previsão de crescimento do Produto Interno Bruto PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país e será ano de eleição, com muitos investimentos do governo em infraestrutura."

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta