Menu
BANNER IMPRESSORAS
sábado, 13 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
Brasil

Superação da crise leva consumo a crescer 8,4% em dezembro

26 Jan 2010 - 09h24Por Agência Brasil

 
O consumo de energia elétrica cresceu 8,4% em dezembro do ano passado em todo o país, em comparação com o mesmo mês de 2008.

Segundo Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o crescimento forte foi puxado especialmente pela demanda residencial e comercial, que se manteve aquecida devido às medidas de estímulo do governo para combater a crise internacional.

Assim, o consumo residencial cresceu 11,7% e o comercial, 13,4% em relação a dezembro de 2008. A demanda industrial registrou em dezembro a primeira alta do ano, com 6,6% de aumento, em função da base deprimida de comparação.

No entanto, no acumulado de 2009, ainda é possível perceber os efeitos da crise. O ano teve queda de 1,1% em relação a 2008 no consumo total de energia elétrica.

Os efeitos do aumento da temperatura foram também sentidos no crescimento do consumo de energia. No Rio de Janeiro, onde o calor este ano está até 4º C mais forte que no mesmo período do ano passado, o consumo residencial cresceu 26% e o comercial, 18%.

No Nordeste, o aumento do gasto de energia elétrica também foi forte, ficando em 7,7% na média dos estados – na Bahia, o crescimento chegou a 16,6%.

Nas regiões Sul e Sudeste, onde as indústrias sentiram fortemente os efeitos da crise econômica, o crescimento apareceu ainda mais marcado. No Rio Grande do Sul, devido à base de comparação baixa, o crescimento do consumo do setor industrial foi de 19%. Em toda a Região Sul, o aumento da demanda por energia foi de 9,9%.

No Sudeste, o Espírito Santo puxou o índice regional com seu consumo industrial, que cresceu 60% em relação a 2008 – dezembro havia sido o pior momento da crise para o mercado industrial capixaba. No fim, o consumo na região aumentou 9,8%.

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas