Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 6 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Solos contaminados serão recuperados por biorremediação

7 Jan 2011 - 17h38Por Agêcia Notisa

Mesmo com toda a fiscalização existente, ainda são muitos os casos de contaminação do meio ambiente por resíduos industriais. Esses resíduos atingem solos, rios, lençóis freáticos, entre outros, prejudicando a vida de milhares de pessoas direta ou indiretamente. De acordo com cientistas da Unicamp, uma vez que tais acidentes ocorrem, a única forma de resolver o problema é tentar recuperar as áreas contaminadas, através de técnicas de remediação.

“Os frequentes derramamentos de petróleo e seus derivados registrados em solos brasileiros vêm motivando o desenvolvimento de novas técnicas que visam, principalmente, a descontaminação dessas matrizes. São técnicas, físicas, químicas e biológicas, usadas para remoção ou a degradação de petróleo derramado e para a redução de seus efeitos sobre o ecossistema, especialmente os tóxicos”, explicam Juliano Andrade e colegas no estudo “Biorremediação de solos contaminados por petróleo e seus derivados”, publicado em setembro de 2010 na revista Eclética Química.

Eles mostram que, dentre as técnicas desenvolvidas, a "biorremediação" vem se destacando como uma alternativa viável e promissora para o tratamento de solos contaminados por petróleo e seus derivados. De acordo com os especialistas, de modo geral, a biorremediação baseia-se na degradação bioquímica dos contaminantes por meio da atividade de microorganismos presentes ou adicionados no local de contaminação.

“Geralmente, os microorganismos utilizados são bactérias, fungos filamentosos e leveduras. Eles são importantes em função de seus efeitos bioquímicos e por destruírem ou transformarem os contaminantes potencialmente perigosos em compostos menos danosos ao ser humano e ao meio ambiente”, dizem.

Os pesquisadores salientam que, o primeiro fator para definir se a biorremediação é a técnica mais apropriada para o tratamento do local contaminado é a biodegradabilidade do contaminante, ou seja, se o microorganismo irá conseguir metabolizar aquele composto poluidor. “Por isso, o estudo detalhado de cada parâmetro que afeta a biodegradação deve ser feito cautelosamente pelos responsáveis do projeto de remediação”, aconselham.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Dezembro encerra 2024 com duas chuvas de estrelas cadentes, mas o calendário do mês reúne outros eventos. Foto: NASA/ Luo Hongyang CHUVA DE ESTRELAS
Prepare-se; dezembro terá duas chuvas de estrelas cadentes
Ajude
Jovem testa a bondade de morador de rua e mobiliza busca por sua família em Fátima do Sul
Acidente Fatal
Três servidores da Receita Federal morrem em acidente na BR-060
Saúde
Com o fim da campanha Novembro Azul é importante reforçar a prevenção ao câncer de próstata
STJ dá ordem para Google apagar vídeo ofensivo em escala global

Mais Lidas

Ação Solidária
Suellen Benites: Uma luta pela visão e pela vida em Fátima do Sul
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre no Jardim Carioca / Repórter TopSaúde
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre
Foto: Wagner Guimarães - Certo e errado: Alice de Camargo Dionisio, é de Fátima do Sul e defende os animais em seu desenhoFÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Aluna de Fátima do Sul é 1º lugar no Estado em concurso realizado pela Assembleia Legislativa
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede do Manoel Messias, Pax Oliveira informa sobre velório
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWSJATEÍ DE PRIMEIRO MUNDO
Jateí inaugura usina fotovoltaica para produção de energia solar própria nas repartições públicas