Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Soja transgênica ocupa 70% das lavouras de MS

5 Dez 2006 - 08h35

De acordo com o presidente da Aprosul, Carmélio Rossi, a semente geneticamente modificada apresenta uma nova perspectiva ao produtor, a partir da redução de custos e facilidade no manejo.
“Nas plantas transgênicas, o controle das ervas daninhas é mais barato e também mais fácil. Este diferencial atrai o produtor”, afirmou o presidente. Segundo ele, a semente transgênica possui um gene diferenciado, que permite o uso de herbicidas específicos mesmo durante o desenvolvimento da planta. “Na soja convencional, o manejo é mais trabalhoso e o herbicida não pode ser aplicado após a germinação da planta”, acrescenta.

Com relação aos custos, segundo o presidente da Aprosul, não há grandes diferenças entre a soja transgênica e a convencional. No geral, são necessários 55 quilos de semente por hectare plantado.
Na soja transgênica, o produtor deve pagar uma taxa de royelty no valor de R$ 0,30 por quilo de semente plantada. A taxa é cobrada pela Monsanto, multinacional detentora do gene exclusivo utilizado nas sementes transgênicas. “Este adicional encarece a compra e utilização das sementes, mas a tendência é que a adesão dos produtores seja cada vez maior”, disse ele.

DOURADOS
Em Dourados, de acordo com o presidente da Aeagran (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados), Ângelo Ximenes, a situação não é diferente. Ele também estima que pelo menos 70% da área plantada em Dourados também seja destinada à semente transgênica.

“Os produtores são atraídos pela facilidade de manejo de herbicidas”, explica o engenheiro agrônomo. No entanto, segundo ele, a soja convencional vai continuar tendo espaço nas lavouras, já que existe diferença entre as duas tecnologias na questão da produtividade. “A soja convencional apresenta melhores resultados do que a transgênica. Por isto, muitos produtores preferem manter o plantio tradicional”, explica.

Em Mato Grosso do Sul, a área prevista para o plantio de soja é de 1,7 milhão de hectares. Em Dourados, a área total será de 150 mil hectares.

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro