Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Sobram vagas para deficientes no mercado de trabalho em MS

20 Ago 2010 - 11h08Por Notícias MS

A demanda de profissionais deficientes que procuram o mercado de trabalho é menor do que o número de vagas existentes para este segmento em todo Mato Grosso do Sul.

De acordo com o diretor-geral da Funtrab (Fundação do Trabalho), Cícero Ávila, de 53.451 empresas declaradas que oferecem oportunidades de trabalho em todo Mato Grosso do Sul, cerca de 520 delas têm a obrigatoriedade de contratar pessoas com deficiência, conforme o artigo 93 do Ministério do Trabalho.

“Hoje em Mato Grosso do Sul, de 5.300 vagas de emprego que o Estado oferece, 2.600 estão ocupadas e 2.700 são reservadas para deficientes”, explica.

A lei que reserva vagas para deficientes está prevista no artigo 93, da lei 8.213 de 24 de julho de 1991. Segundo a lei, a empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.

Segundo o diretor-geral da Funtrab, além de 520 empresas que têm a obrigatoriedade de oferecer essas vagas à deficientes, em Mato Grosso do Sul, existe uma boa parcela de empresas que possuem menos de 100 funcionários (não tem a obrigatoriedade de contratar esses deficientes), e que mesmo assim oferecem vagas para este segmento.

De acordo com o diretor-geral da Funtrab, de 2.700 vagas reservadas para deficientes, nem metade delas estão preenchidas. Segundo Cícero, o número pequeno de deficientes que procuram por vagas no mercado de trabalho em Mato Grosso do Sul pode ser proveniente do benefício de prestação continuada e permanente instituída em Lei Orgânica de Assistência Social.

“Como esse benefício é permanente, garantindo um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência, os deficientes talvez ficam receosos de trocar o certo pelo incerto, pois se ele começa a promover seu próprio sustento, segundo a lei, o deficiente perde este benefício”, afirma Ávila.

Além de fazer parte do mercado de trabalho, a vida profissional ajuda na autoestima do deficiente. Segundo o diretor, um dos problemas relacionados aos deficientes é a falta de qualificação profissional especializada para atender esse segmento.

Outro fator lembrado por Cícero é o problema cultural de algumas famílias de deficientes físicos e mentais. “Algumas vezes, as famílias têm receio e um protecionismo exacerbado que por vezes dificulta e inibe a inserção desse profissional no mercado de trabalho”, conclui o diretor. 

Serviço Social do Trabalho

A Funtrab (Fundação do Trabalho), vinculada ao Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador), que trabalha na seleção de profissionais que desejam entrar no mercado de trabalho, dispõe do Serviço Social de Trabalho, que consiste na colocação e recolocação de trabalhadores deficientes no mercado de trabalho.

“Para esse serviço especializado, contamos com dois assistentes sociais e psicólogos que atuam na seleção desses profissionais”, afirma o diretor da Funtrab. 

De acordo com o órgão, para inclusão social dos trabalhadores com deficiência, foram encaminhados para o mercado de trabalho um a cada três trabalhadores com deficiência inscritos.

Esses profissionais conseguem se inserir no mercado de trabalho por meio dos serviços de intermediação de mão-de-obra realizados pelo Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador .

Serviço

Para o profissional que possui alguma deficiência e deseja fazer parte do mercado de trabalho sul-mato-grossense basta comparecer na rua 14 de Julho, 992 - Vila Glória munido de documentos pessoais e Carteira de Trabalho (se tiver).

Se não tiver pode ser feita na Funtrab, das 7h30 às 17h30 para realizar seu cadastro e concorrer às vagas de empregos. 

Os cadastros são totalmente presenciais, não serão aceitos cadastros ou currículos por e-mail. Para quem ainda não possui Carteira de Trabalho, a Fundação emite a 1ª via do documento.

O interessado deve trazer, além dos documentos pessoais, duas fotos 3x4 (não-digitais).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF