Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Só 2,5% da população de MS doa sangue, meta é dobrar esse índice

25 Nov 2009 - 13h00Por Mídia Max

 


Mato Grosso do Sul tem 2,3 milhões e apenas 2,5% são doadores de sangue. Segundo o Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Mato Grosso do Sul), a meta do Ministério da Saúde é de que os estados alcancem 5%. A média nacional tem sido de 1,8%.

Hoje, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue os centros de todo o País chamam a atenção da pessoas sobre a importância da participação. O Hemosul pede para que as pessoas se conscientizem, pois vítimas de acidentes de trânsito, pacientes que passam por cirurgias agendadas e àqueles que fazem tratamento contra o câncer precisam da doação de sangue.

Para se ter uma idéia, o Hemosul de Campo Grande abastece todos os hospitais públicos e particulares da cidade e também auxilia os onze centros espalhados pelo Estado.

Gargalo

Encontrar o tipo de sangue necessário no momento de urgência é o grande gargalo do Hemosul. Por isso a importância da doação voluntária.

Cada doador oferece 400 ml. Por dia chegam a passar de 80 a 120 doadores voluntários no Hemosul da Capital. São 107 mil pessoas cadastradas como aptas no banco de dados do Estado. Ao menos 16% delas são consideradas inaptas, ou seja, tem algum tipo de empecilho e não podem mais ser doadoras. Um exemplo, quem tem hepatite.

Vida

Dentre os doares de Mato Grosso do Sul está dona Lucinda Ferreira dos Santos, de 56 anos, moradora da Vila Universitária, que fez questão de realizar mais uma doação de sangue na manhã de hoje. Nem mesmo a queda de uma escadaria que quebrou os seus dois joelhos há 20 anos faz com que ela desanime de doar. Com a ajuda de uma muleta, ela diz que já completou seis carteirinhas de doação de sangue e que não pretende parar.

"Minha mãe era doadora, aí passou esse costume para mim e eu passei para os meus três filhos. Eu doo sangue há mais de 20 anos. Hoje, eu fui à missa e falei para o padre comunicar o pessoal sobre a doação de sangue. Na missa, eu recebi uma mensagem que é a oração do doador de sangue, achei muito bonito, estou emocionada até agora. Ela é assim ´Entrai em mim, ó senhr e curai o sangue do meu corpo, de modo que ele corra em perfeita ordem e harmonia sem congestão em parte alguma”, disse a mulher. Doares de primeira viagem também vieram ao Hemosul realizar uma doação.

Esse é o caso de Rosimeire Costa, de 28 anos, que, ao doar para ajudar a avó de um amigo que está internada, descobriu a importância de doar sangue e afirmou que será uma doadora

Jovens também se preocuparam em tirar um pouco de seu tempo para realizar uma doação. Esse foi o caso do acadêmico de Agronomia, João Augusto Colla, de 19 anos, morador de Dourados, mas que estava na Capital de passagem para ver a namorada e aproveitou o dia para a doação. Ele diz que esse gesto está presente em sua vida há um ano.

“Eu moro em Dourados, aproveitei para doar, faço isso há um ano, acho importante para ajudar o pessoal”, disse o acadêmico.

Quem quiser realizar uma doação de sangue pode ir até o Hemosul que fica na Rua Fernando Corrêa Costa, 1304 , Bairro Centro

Você não poderá doar sangue se:

Tiver idade inferior a 18 anos ou superior a 65 anos 11 meses e 29 dias.

Tiver peso inferior a 50 kilos.

Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação.

Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.

Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação.

Estiver com febre no dia da doação.

Alessandra de Souza

Estiver grávida.

Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.

Leia Também

TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19
FAMILIA GRANDE
Mãe dá à luz quíntuplos em maternidade de São Paulo
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Por meio Dele Deus fez o Universo