Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Sistema digitaliza o banco de identificação civil do Estado

16 Jun 2010 - 13h01

Mato Grosso do Sul vai ganhar um banco de dados datiloscópico totalmente digitalizado. Hoje (16), o governador André Puccinelli assina o contrato de prestação de serviços, no valor de R$ 13.389.300,00 com a empresa American Banknote S.A. A companhia vencedora da licitação será responsável pela total digitalização do acervo datiloscópico do Instituto de Identificação do Estado que, de acordo com o coordenador perito papiloscopista Celso José de Souza, tem quase dois milhões de dados.

O contrato será assinado durante solenidade no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, que fica na avenida Senador Filinto Muller, ao lado da Coordenadoria Geral de Perícias (CGP). Com isso, o Estado passa a ter um dos mais modernos sistemas de coleta e armazenamento de informações datiloscópicas do País. “É um sistema que nós trouxemos do Rio Grande do Sul e vamos aplicar aqui no Estado”, explica o perito papiloscopista Celso José.

Além de ter todo o banco de informações digitalizado, o Instituto de Identificação passa a contar com a coleta de dados totalmente digitalizada. “Hoje somente a relação nominal é digital”, lembra. A partir da implantação do novo sistema, aqueles que precisarem tirar uma carteira de identidade civil não precisarão mais sujar os dedos com tintas para a coleta de impressões digitais. Todo o processo de armazenamento de informações será digitalizado.

“Inicialmente vamos implantar este novo sistema no posto de identificação central de Campo Grande, nos três Práticos espalhados pela Capital (Guaicurus, General Osório e Aero Rancho) e em 11 regionais do interior do Estado”, enumera. De acordo com o coordenador do Instituto de Identificação, o novo sistema vai beneficiar principalmente na economia de tempo gasto na busca manual das informações do banco de dados.

Atualmente, todas as vezes que há uma solicitação de nova via de identidade, por exemplo, o perito papiloscopista utiliza uma fórmula datiloscópica para a verificação e busca manual das impressões digitais já armazenadas. “Hoje esta busca pode demorar de 35 a 50 dias na Capital. No interior é entre 45 e 60 dias. Com o sistema novo, em Campo Grande a espera pela busca fica em torno de cinco dias e para o interior em até 15 dias”, prevê.

“Esta análise no banco de dados é feita principalmente para verificação de possíveis fraudes e para auxiliar o trabalho policial. O sistema vai trazer eficiência ao serviço realizado pelo perito papiloscopista, garante efetividade, celeridade e mais segurança nas informações”, observa Celso.

Segundo o coordenador do instituto, a expectativa é de que em até quatro meses o sistema já esteja funcionando no Estado. Os peritos papiloscopistas serão capacitados para trabalharem com o novo software que também deve integrar o banco de dados criminais. “E posteriormente este sistema terá interoperalidade com o banco de dados da Polícia Federal”, salienta o perito.

As mudanças na coleta e armazenamento de dados civis não terão reflexo no valor cobrado para a confecção das cédulas de identidade. O coordenador do Instituto de Identificação garante que os valores praticados hoje não serão alterados em vista da aplicação da nova tecnologia.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis