Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Sindicato e Senai realizam curso de técnico do vestuário

8 Jan 2010 - 13h12Por Assessoria

O Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e o Senai encerram no próximo dia 20 janeiro de 2010 as inscrições (via agências dos Correios) ao 2° turma do Curso Técnico do Vestuário noturno voltado para a produção industrial do Estado. Ao todo são 70 vagas, sendo 35 para Campo Grande e 35 para Três Lagoas, sendo que os interessados ainda têm até o dia 20 de Janeiro de 2010 para se inscrever via Internet pelo site http://www.inscricao.ms.senai.br/inscricao/inscricao.php?id=1 e com investimento de R$ 20,00.

O curso vai capacitar profissionais para atuarem na criação e desenvolvimento de coleções, preparação de modelagem, corte e união das partes componentes das roupas, programação, execução da produção, controle de qualidade e processo de industrialização. O processo seletivo será realizado no dia 16 de agosto, a partir das 8h30, nas unidades do Senai em Campo Grande e Três Lagoas.

Com início em março 2010, o curso terá 18 meses de duração e carga horária de 1.370 horas - 380 horas para modelista e desenhista de vestuário, 760 horas para costureiro industrial e 1.140 horas para gestor de processos de vestuário.

“Além dos treinamentos em costura industrial, as empresas do setor do vestuário no Estado também necessitam de mão-de-obra com qualificação técnica para gestão da produção, design, estilo, negócio da moda e graças aos esforços da parceira Sistema Fiems, Sindivest/MS, o Senai disponibiliza na Capital, Três Lagoas e Dourados curso técnico para formar esses profissionais”, destacou o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, reforçando a importância do curso para as indústrias do Estado.

Segundo a empresária Juliana Aranda, da República Universitária, um dos gargalos da indústria do vestuário em Mato Grosso do Sul é a falta de mão-de-obra qualificada para o setor em todos os níveis. “Com essa iniciativa de mais uma turma do curso e também outra turma da FatecSenai, estamos dando mais um passo para resolver essa demanda. Ao oferecer cursos técnicos no setor, o Estado se tornará ainda mais atrativo para novos empreendimentos”, declarou.

Bolsas

Para os candidatos que alcançarem bom desempenho nas provas do Processo Seletivo Unificado, o Senai vai garantir ainda bolsas de estudo, sendo que os industriários também poderão ser beneficiados com descontos que podem chegar a 100% sobre a mensalidade de R$ 165,00. De acordo com o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, a concessão das bolsas está divida em três modalidades distintas: mérito, condição sócio-econômica e para os funcionários das indústrias.

Na categoria meritória, tem direito a bolsa de estudo os três primeiros colocados classificados em cada uma das turmas dos 10 cursos oferecidos, sendo que o percentual concedido varia de parcial a integral, dependendo da classificação do aluno aprovado. Para o primeiro lugar, o desconto é de 100%, obtendo assim bolsa integral, enquanto para o segundo o desconto é de 50% e para o terceiro colocado chega a 15%.

Já na modalidade sócio-econômica, a concessão está limitada a duas bolsas por turma, desde que o candidato solicite e comprove sua condição vulnerável através da apresentação de documentos. “Para comprovar a vulnerabilidade sócio-econômica, serão analisados a renda bruta familiar, as condições de moradia, se existem casos de doenças graves na família e ainda se a família arca com outras despesas de educação, se existem pessoas portadoras de necessidades especiais e até o número de pessoas que dependem da mesma renda”, discriminou Jesner Escandolhero.

A terceira modalidade de concessão de bolsas contempla os trabalhadores da indústria que deverão comprovar por meio de documentos o vínculo empregatício. Os percentuais concedidos poderão chegar a 30% de acordo com a classificação das empresas que foram divididas em cinco categorias. “Para esta modalidade não há limites de vagas para a concessão de bolsas. Dessa forma nós estamos criando um diferencial para as empresas industriais contribuintes do Sistema Fiems”, lembrou gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai.

Serviço – As inscrições poderão ser feitas até dia 23 de Novembro/09 a 20 de Janeiro de 2010 nas agências dos Correios ou no site http://www.inscricao.ms.senai.br/inscricao/inscricao.php?id=1 , sendo que mais informações pelo telefone 0800 7070 745

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul