Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Sindicalistas pressionam por correção do IR e mínimo de R$ 580

17 Jan 2011 - 09h46Por

As Centrais Sindicais, Força Sindical, CUT, UGT, Nova Central, CGTB, CTB, farão amanhã (18 de janeiro) manifestações em diversas cidades cobrando a correção da tabela do Imposto de Renda e salário mínimo de R$ 580. Em São Paulo, a concentração será às 10h30, no vão livre do Masp (Av. Paulista, 1578), em seguida acontece uma passeata até o TRF (Tribunal Regional Federal), na avenida Paulista, nº 1842.

Vale lembrar que depois de manter a política de correção anual da tabela do Imposto de Renda por quatro anos seguidos, o benefício previsto em lei terminou em 2010. O acordo realizado, em 2006, entre as Centrais Sindicais e o governo beneficiou milhões de trabalhadores e fomentou a economia brasileira.

Ressaltamos que naquele acordo já estava previsto que a correção da tabela do imposto seria revista para 2011. Vale destacar que com o crescimento da economia, as entidades sindicais lutaram muito para conseguir reajustes salariais bem acima da inflação. Isso fez com milhares de trabalhadores, que estavam isentos, passarão a pagar Imposto de Renda, caso não ocorra uma nova correção em 2011. “Pretendemos ingressar com ações na Justiça Federal para corrigir esta injustiça com os trabalhadores. É bom ressaltar que milhares de trabalhadores passarão a pagar imposto de renda após os reajustes salariais do ano passado”, adianta o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, lembra que dados da Receita Federal revelam que o governo espera receber 24 milhões de declarações, cerca de 500 mil a mais este ano. “Desde 1995, a tabela do IR acumula defasagem de cerca de 70%”, cobra o sindicalista.

Manifestações

Além da atividade na Avenida Paulista, as Centrais estão orientando as seções estaduais, Confederações, Federações e os Sindicatos filiados que promovam atos públicos, passeatas, assembleias e outras ações para marcar a data. As entidades também já encaminharam um pedido de audiência à presidenta Dilma Rousseff.

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"