Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Simpósio em Campo Grande discute “Dor de dente”

19 Out 2009 - 07h30Por Fátima News

Quem não sentiu dor de dente alguma vez na vida e saiu desesperado em busca de um dentista? Ou saiu do consultório com mal-estar após arrancar o dente do siso? Ao longo da vida, todos passamos por alguma experiência “dolorosa” com os dentes, que pode até ser traumática.

 

 

“O cirurgião-dentista inevitavelmente lida com dor, seja quando recebe pacientes queixando-se de dor ou quando realiza procedimentos que geram dor; compreender a experiência de dor torna-se obrigatório para a prática diária”, afirma Rodrigo Trentin, mestre e doutor em Reabilitação Oral , com residência em Dores Orofaciais.

 

 

Ele é um dos organizadores do Simpósio de Dor em Odontologia, que será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande , no próximo dia 31, das 14h às 16h. O evento integra a programação do 2º Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso do Sul.

 

 

Segundo Trentin, a discussão sobre o fenômeno da dor, suas diferentes modalidades e terapias ainda é pouco difundida. “Justamente para discutir esses temas e para propagar o entendimento e o tratamento da experiência de dor é que resolvemos fazer o simpósio”, explica.

 

 

Um grupo de professores foi selecionado para falar sobre o diagnóstico e tratamento de diversas dores orofaciais. O médico Fábio Feltrim, anestesista e especialista em Clínica de Dor, e o cirurgião-dentista Alcides Moreira, mestre e doutorando em Farmacologia, discutirão a fisiopatologia da dor e os avanços da terapêutica medicamentosa ao alcance do profissional.

 

 

O diagnóstico diferencial entre dor pulpar e dor periodontal será abordado pelos cirurgiões-dentistas Fábio Nakao Arashiro, endodontista e mestre em Endodontia, e Sérgio Pacheco, periodontista e mestre em Bioengenharia. Temas como neuralgia trigeminal, dor dentária de origem neurogênica e dor descrita como “fantasma” serão apresentados por Rodrigo Trentin e o médico Maruãn Omais, anestesista e especialista em Clínica de Dor.

 

 

Serviço

 

 

O 2º Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, que tem como tema central “Odontologia para todos: uma questão de cidadania”, é uma realização da Associação Brasileira de Odontologia seção de MS (ABO/MS) em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, o Conselho Federal de Odontologia, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Sociedade de Odontologia de MS (SOMS). Outras informações sobre o evento e a programação completa podem ser obtidas no site: www.cioms2009.com ou pelo telefone 67 3383-3842.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Um missionário irado e inquieto
LARVAS
Vídeos mostram peixes frescos recheados de vermes; veja
REVOLTANTE
Bandidos invadem casa atirando e matam garota de 13 anos