Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Simpósio em Campo Grande discute “Dor de dente”

19 Out 2009 - 07h30Por Fátima News

Quem não sentiu dor de dente alguma vez na vida e saiu desesperado em busca de um dentista? Ou saiu do consultório com mal-estar após arrancar o dente do siso? Ao longo da vida, todos passamos por alguma experiência “dolorosa” com os dentes, que pode até ser traumática.

 

 

“O cirurgião-dentista inevitavelmente lida com dor, seja quando recebe pacientes queixando-se de dor ou quando realiza procedimentos que geram dor; compreender a experiência de dor torna-se obrigatório para a prática diária”, afirma Rodrigo Trentin, mestre e doutor em Reabilitação Oral , com residência em Dores Orofaciais.

 

 

Ele é um dos organizadores do Simpósio de Dor em Odontologia, que será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande , no próximo dia 31, das 14h às 16h. O evento integra a programação do 2º Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso do Sul.

 

 

Segundo Trentin, a discussão sobre o fenômeno da dor, suas diferentes modalidades e terapias ainda é pouco difundida. “Justamente para discutir esses temas e para propagar o entendimento e o tratamento da experiência de dor é que resolvemos fazer o simpósio”, explica.

 

 

Um grupo de professores foi selecionado para falar sobre o diagnóstico e tratamento de diversas dores orofaciais. O médico Fábio Feltrim, anestesista e especialista em Clínica de Dor, e o cirurgião-dentista Alcides Moreira, mestre e doutorando em Farmacologia, discutirão a fisiopatologia da dor e os avanços da terapêutica medicamentosa ao alcance do profissional.

 

 

O diagnóstico diferencial entre dor pulpar e dor periodontal será abordado pelos cirurgiões-dentistas Fábio Nakao Arashiro, endodontista e mestre em Endodontia, e Sérgio Pacheco, periodontista e mestre em Bioengenharia. Temas como neuralgia trigeminal, dor dentária de origem neurogênica e dor descrita como “fantasma” serão apresentados por Rodrigo Trentin e o médico Maruãn Omais, anestesista e especialista em Clínica de Dor.

 

 

Serviço

 

 

O 2º Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, que tem como tema central “Odontologia para todos: uma questão de cidadania”, é uma realização da Associação Brasileira de Odontologia seção de MS (ABO/MS) em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, o Conselho Federal de Odontologia, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Sociedade de Odontologia de MS (SOMS). Outras informações sobre o evento e a programação completa podem ser obtidas no site: www.cioms2009.com ou pelo telefone 67 3383-3842.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS