Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 15 de junho de 2021
Busca
PRODUÇÃO DE LEITE

Silems e Seprotur vão criar o Conselho do Leite de Mato Grosso do Sul

22 Out 2009 - 06h02Por Fátima News, com Assessoria

O Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul) e a Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) vão criar, em parceria com a CSCPL (Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) e Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), o Conseleite/MS (Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias de Mato Grosso do Sul). A solenidade de criação será realizada no próximo dia 5 de novembro, a partir das 9 horas, na sede da Seprotur, que fica na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 12, Parque dos Poderes, Campo Grande.

 

 

De acordo com o presidente do Silems, Edgar Rodrigues Pereira, o Conselho Paritário vai mudar a realidade do setor leiteiro do Estado, possibilitando uma maior integração entre produtores, indústrias e Governo do Estado. “Esperamos iniciar uma nova etapa da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso do Sul”, projetou, informando que em 2008 foram processados aproximadamente 320 milhões de litros de leite nas 64 indústrias do Estado, que têm capacidade instalada de 1,4 milhão de litros de leite por dia.

 

 

Levantamento do Radar Industrial da Fiems, com base nos dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego, aponta que entre 2000 e 2006 o número de empresas industriais existentes no setor lácteo do Estado se manteve estável, apresentando uma taxa média de crescimento de 0,57% ao ano. Quanto ao emprego, Mato Grosso do Sul registrou em 2006 (último ano disponível para a série) a existência de 895 pessoas direta e formalmente empregadas no setor, o que representa 2,6% de todo o emprego formal na indústria de alimentos e bebidas do Estado, quando se considera os empregos indiretos o setor alcança por volta de 2.500 postos de trabalho.

 

 

Em relação a 2000, esse contingente não apresentou crescimento significativo, apenas 1,68% ao ano. Tal desempenho fez com que a participação relativa sobre o total de empregos na indústria de alimentos e bebidas diminuísse em 1,5 ponto percentual. Ainda segundo dados do Radar Industrial, o salário médio pago aos indivíduos que trabalham na atividade de preparação do leite foi igual a 1,98 salário mínimo, enquanto dos trabalhadores na atividade de fabricação de laticínios chegou a 1,92 salário mínimo.

 

 

Já o salário médio do setor como um todo foi igual a 1,95 salários mínimos. Em relação a 2000, a massa salarial do setor aumentou 16%, sendo responsável em 2006 pela injeção de R$ 7,5 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, entretanto, o processo de estagnação do setor fez com que sua participação relativa sobre a massa salarial da indústria de alimentos e bebidas se reduzisse de 3,33% para 2,6%.

 

 

Conforme informações presentes no Banco de Dados do Estado – BDE/MS - da Secretaria do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia – Semac -, a estrutura de beneficiamento e produção industrial do setor lácteo estadual conta com 95 estabelecimentos industriais de leite e derivados, sendo 31 com serviço de inspeção federal e 64 com inspeção estadual. Além disso, são apenas seis postos de resfriamento de leite, com serviço de inspeção federal, e 89 usinas de beneficiamento/fábrica de laticínios, sendo 25 com serviço de inspeção federal e 64 com inspeção estadual.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego
+ AUMENTO
Gás de cozinha fica mais caro a partir desta segunda feira, 14
CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal