Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Sidrolândia e Nioaque têm novas alternativas

27 Jul 2006 - 08h59
As cidades de Sidrolândia e Nioaque ficaram entusiasmadas após a entrega dos materiais para a construção das 30 Unidades Familiares de Produção Agrícola Sustentável (UFPAS), que utiliza como tecnologia o sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), tendo como premissa o manejo orgânico da produção.
A iniciativa é resultado da assinatura de um convênio entre o Sebrae de Mato Grosso do Sul, Fundação Banco do Brasil e as prefeituras de Miranda, Nioaque e Sidrolândia.
Em Sidrolândia, serão trabalhados primeiramente quatro dos onze assentamentos. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Nilo Cervo, essas unidades serão de suma importância para a cidade, pois além de “suprir o consumo da família, possibilita que o excedente seja comercializado, gerando renda”.
Já no município de Nioaque, são oito assentamentos e quatro aldeias, que serão analisados e contemplados. De acordo com a prefeita Ilca Corral Mendes Domingos, será uma oportunidade de negócio para que o município possa fortalecer a economia local. “Além disso, o objetivo é diminuir os índices de pobreza, melhorando a nutrição e, conseqüentemente, a qualidade de vida das comunidades”, afirmou.
Para a prefeita, o projeto vai estimular os produtores rurais. “As parcerias são bem-vindas. Juntando as forças conseguimos levar a eles capacitação e oportunidades para que atinjam resultados e consigam fazer diferença na economia do município”.
Segundo a diretora técnica do Sebrae, Rose Ane Vieira, o convênio vai possibilitar a geração de emprego e distribuição de renda nos municípios. “Quanto mais parcerias concretas realizamos, mais investimentos trazemos para o Estado. O Sebrae como agente de desenvolvimento precisa criar oportunidades de negócios para os municípios do interior, para que eles possam fortalecer a economia local”.
Sistema
O consultor da gestão de Agronegócio do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Aroldo de Almeida Silva, ressalta que “o sistema cria condições para melhorar a base alimentar das famílias, colabora para a preservação do meio ambiente, gera emprego e renda e ainda favorece a manutenção de cidadãos em suas localidades”.
A UFPAS objetiva a geração de trabalho e distribuição de renda para as famílias de comunidades rurais (associações, assentamentos rurais e cooperativas). Para participar, elas (as famílias) devem estar inseridas em programas de agricultura familiar. Os municípios foram escolhidos seguindo critérios como: número de assentamentos e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O sistema tem baixo custo para implantação e possibilita o cultivo de hortaliças, criação de animais, plantio de grãos, frutas e produção agroflorestal, sem o uso de agrotóxicos, estimulando a produção orgânica. A metodologia utilizada é a irrigação por gotejamento, que evita o desperdício de água e não causa impactos ao meio ambiente.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste