Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

SFA/MS autua produtores de milho transgênico

17 Jun 2010 - 09h30Por SEFAG/SEDESA – SFA/MS

Fiscais dos Serviços de Fiscalização e Sanidade Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS) intensificaram a fiscalização do cumprimento das regras para cultivo de milho geneticamente modificado (transgênico) no Mato Grosso do Sul. O objetivo desse trabalho é verificar se os produtores estão cumprindo a determinação dos distanciamentos mínimos de coexistência entre as lavouras de milho convencional e o transgênico, para evitar o cruzamento de pólen entre as lavouras vizinhas.



Para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a regra é bem simples: Se o produtor quiser plantar milho transgênico ou convencional na mesma propriedade não terá que adotar nenhuma providência extra, de igual forma se o vizinho também plantar o transgênico. Agora se o vizinho de propriedade for cultivar o milho convencional (não transgênico) terá que obedecer a distancia obrigatória de 100 metros entre as lavouras ou alternativamente 20 metros, desde que plante no mínimo dez linhas de milho convencional na bordadura do milho transgênico para evitar o cruzamento de pólen.



O cultivo do milho transgênico no Brasil foi liberado em 2007, porém o primeiro plantio oficial aconteceu em 2008. Entretanto, para se plantar milho genéticamente modificado existe a regra de coexistência. Essa foi uma condição imposta pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) para que o milho transgênico pudesse ser cultivado em áreas próximas do milho convencional.



Divulgação - Por ser um órgão fiscalizador, a SFA/MS não tem a obrigação de desenvolver campanhas de orientação aos produtores sobre mudança de regras para o setor, mas como o primeiro plantio ocorreu oficialmente em 2008, no ano passado os fiscais da SFA realizaram um trabalho duplo. Além de fiscalizarem as primeiras propriedades de milho transgênico, orientaram os produtores sobre as mudanças na safra 2009/2010.



O número de produtores autuados pela SFA/MS por descumprimento das normas oficiais chega a 10% dos produtores visitados, mesmo após a intensa campanha de divulgação e orientação realizada no ano passado.



Segundo o Fiscal Federal Agropecuário Ricardo Hilman, que integra a equipe de fiscalização dos transgênicos, das 60 fiscalizações realizadas este ano, seis já resultaram em processos administrativos para autuação. Quem descumprir as regras poderá estará sujeito a multas que variam entre R$ 2 mil e R$ 50 mil e destruição da área irregular quando for o caso. “Por enquanto 10% das propriedades foram multadas. Pode parecer pouco, mas esta questão do transgênico é muito séria. Além disso, destacamos que a região da grande Dourados ainda não foi fiscalizada, podendo aumentar esse índice”. Destacou Hilman.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS