Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Setor florestal terá rede de apoio científico em MS

25 Jun 2010 - 07h10Por Notícias MS

Empresários, fundações e pesquisadores passam a integrar o grupo científico que dará suporte ao Programa Estadual de Pesquisa Agroflorestal. O protocolo de intenções entre o governo do Estado – por intermédio das Secretarias de Produção (Seprotur) e Meio Ambiente (Semac), Associação dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS) e a Embrapa Florestas, foi assinado hoje (24) pela manhã oficializando a criação da “rede” de projetos e pesquisas agroflorestais de Mato Grosso do Sul. 

 

 

          “A relevância dessa parceria é imensurável, pois vem num momento em que o setor movimenta nossa economia e já reflete no PIB estadual. Saímos do setor primário e avançamos para o secundário e terciário. Ter um apoio científico vem para consolidar essa nova fronteira agrícola”, destacou o secretário adjunto da Seprotur, Paulo Engel, que representou a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias na ocasião. 

 

 

          Integrado ao contexto do Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas de Mato Grosso do Sul (PEF/MS) – que contempla em suas estratégias o desenvolvimento tecnológico em integração com os diversos agentes públicos e privados que atuam neste segmento produtivo – a formalização do grupo científico é o primeiro passo para a execução de trabalhos de pesquisa agropecuária voltada ao setor de florestas.

 

 

          O chefe geral da Embrapa Florestas, Helton Daminda Silva, participou do ato e ressaltou que o setor florestal é o terceiro maior contribuinte do PIB brasileiro. “É uma satisfação muito grande reunir os elos para discutir uma estratégia que prepare o Estado para o futuro. Devemos ressaltar que sua relevância soma-se tanto na produção como na preservação ambiental, mas também na produção de energia”, destacou Helton. Roberto Gonçalves, diretor de Desenvolvimento do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, ressaltou que “o incremento da atividade é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e, principalmente, ambiental, pois favorece a recuperação de áreas, consolidação da biodiversidade, entre outros”.         

 

 

            Finalidades 

 

         Entre as diretrizes propostas – consistentes em promover a geração, adaptação e transferência de tecnologias florestais para o desenvolvimento do Estado – estão as seguintes linhas de ação: ampliar fontes de germoplasma florestal para atender usos múltiplos da madeira de áreas cultivadas; desenvolver estudos relativos aos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta; estudar e validar alternativas visando o manejo com espécies nativas para reserva legal e de recuperação de áreas de preservação permanente; ordenar as ações de transferência de tecnologia, criando um sistema de informação, com banco de dados para o setor florestal do Estado; viabilizar e implantar projeto de pesquisa integrado, a ser executado no Estado.

 

 

          “Esse protocolo é apenas o começo do trabalho que ainda temos pela frente, pois o desafio é grande e vamos ter que intensificar essa ambiência. Somos nós que vamos construir esse processo, que vamos dar competitividade à atividade”, frisou Dito Mário, da Reflore/MS.  

 

 

          Além da Embrapa Florestas participam deste trabalho as Embrapas Gado de Corte e Agropecuária Oeste, UFGD, Uems, Unesp-Ilha Solteira, Esalq/IPE, SIF, Asef, Iasb (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), Fundação MS, Fundação Chapadão, Ramires Reflorestamento Ltda., Fibria, Polifer Agrícola, SFA/MS, Seprotur/Agraer e Semac/Imasul.

 

 

          Uma nova reunião com o grupo deve ser agendada nos próximos meses para criação do comitê gestor, definição de funções, metas e orçamentos, entre outros. Maiores informações pelo telefone (67) 3318-5035.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul