Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Servidores do Judiciário anunciam paralisação para quarta-feira

11 Abr 2011 - 11h02Por Campo Grande News

Os cerca de 3,2 mil servidores do Judiciário de Mato Grosso do Sul irão paralisar as atividades em todo o Estado nesta quarta-feira como maneira de pressionar uma negociação salarial além de outras questões referentes ao trabalho.

A informação é do presidente do Sindjus (Sindicato dos Servidores da Justiça de Mato Grosso do Sul), Dionízio Gomes Avalhaes. Segundo ele, três pontos principais marcam as reivindicações da categoria. “O primeiro é a correção salarial”, afirma o sindicalista. Segundo ele, o aumento de 6% concedido este ano ficou aquém daquilo que teria sido “perdido durante vários anos”. “Não cobre bem a inflação do período”, afirmou.

O sindicalista afirmou que a categoria vai ficar em "estado de greve", o que significa que uma paralisação por tempo indeterminado pode ocorrer a qualquer momento.

Ele reclama que recentemente houve reajuste salarial no congresso de 61,8% e que logo será aprovado o Projeto de Lei que aumenta em 14,1% o salário dos ministros do STF. “Esse aumento tem o efeito cascata que vai ser estendido a toda a magistratura do País”, afirmou. O sindicalista reclama da disparidade salarial com os servidores do judiciário e argumenta que o fato tem causado a rotatividade do servidor. “Isso porque o salário não compensa. Os servidores ficam doentes e se aposentam precocemente por invalidez”, afirma Gomes lembrando que pela falta de funcionários, há sobrecarga de outros.

O segundo ponto elencado pelo sindicalista é o horário estabelecido pelo Tribunal de Justiça para o expediente das 09h às 18h. “Temos a proposta para atendimento de doze horas dividido em dois turnos de seis horas cada. Isso para melhorar também o atendimento ao público”, enfatizou.

Gomes afirma que o terceiro ponto de reivindicação da categoria é o estabelecimento de um estatuto único para a categoria através da chamada PEC 190/07. O fato iria determinar o estatuto unificado com procedimentos padronizados. “O CNJ (Conselho Nacional da Justiça) tem tentado resolver a questão mas tem sofrido por conta das forças políticas que barram”, salientou.

Paralisação - A paralisação marcada para esta quarta-feira (13) será geral em todo o Mato Grosso do Sul sendo que setores considerados essenciais como a distribuição de processos e cumprimento de mandados essenciais e urgentes de prisão, serão mantidos.

Servidores do interior do Estado irão participar de um manifesto na quarta-feira começando em frente ao juizado central às 11h. Depois o grupo segue para o Fórum e às 13h estarão em frente Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Até agora 100 servidores do interior confirmaram presença mas o número deve ser maior ainda no fim do dia.

Presidência - O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Luiz Carlos Santini, afirmou, recentemente, que em caso de greve, o servidor que aderir terá o ponto cortado. Para ele o aumento concedido foi que era possível para o momento diante da situação financeira do TJ/MS. De acordo com o presidente, o reajuste deveria ocorrer apenas no mês de maio, mas foi adiantado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS