Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Serra sinaliza que disputará a Presidência da República

3 Mar 2010 - 18h04Por Folha Online

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sinalizou nesta quarta-feira que pretende disputar a Presidência da República nas eleições de outubro.

Ao ser abordado no Congresso por integrantes do programa humorístico CQC, da TV Bandeirantes, Serra foi questionado se iria "pipocar" (desistir) da sucessão presidencial.

"Não, vou comer a pipoca", respondeu o governador. Em seguida, Serra pegou parte da pipoca nas mãos da humorista do programa e entrou no carro para deixar a sede do Legislativo.

Serra participou, em Brasília, de cerimônia em homenagem ao centenário do nascimento do presidente Tancredo Neves, morto em 1985. Ao longo do evento, o governador evitou comentar a possibilidade de disputar o Palácio do Planalto.

"Eu vim hoje aqui participar de uma homenagem ao nosso grande Tancredo Neves. Questão de eleição, a gente trata em um outro momento", afirmou.

Apesar de o PSDB dar como certa a pré-candidatura do governador, Serra ainda não anunciou que lançará seu nome na corrida presidencial.

Com a decisão do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), de abrir mão da sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, Serra se tornou a opção do partido para as eleições de outubro.

Mesmo mantendo a candidatura como mistério, Serra fez críticas ao PT durante a cerimônia em homenagem a Tancredo. O governador afirmou que o partido se tornou um dos principais beneficiários de políticas adotadas por governos passados --especialmente o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"O PT acabou por ser, por paradoxal que pareça, um dos principais beneficiários da eleição do primeiro presidente civil e das conquistas sociais e culturais da Constituição e soube, posteriormente, colher bons frutos de mudanças institucionais e práticas, como o Plano Real, o Proer [extinto programa de estímulo ao sistema financeiro nacional] e da Lei de Responsabilidade Fiscal", afirmou.

Ao deixar o Congresso, Serra disse que fez no discurso uma reconstituição da Nova República no Brasil. "Expressei minha visão a respeito da importância que [Tancredo] teve na história do Brasil como principal fundador da Nova República.

Mostrei também o significado que essa Nova República, essa fase do governo brasileiro, tem a respeito do momento atual", afirmou.

Durante o discurso, o governador disse que a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 foi uma das alternâncias de poder "mais contrastantes" embora o partido tenha sido encarado como uma "força desestabilizadora de comportamento radical e deliberadamente à margem da política nacional".

Serra disse que os futuros governantes do país devem "assumir com humildade e coragem" a herança dos 25 anos de democracia no país, "não para negar o passado, mas para superá-lo, a fim de fazer mais e melhor".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho