Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Seprotur celebra hoje convênio para criar o Conseleite/MS

5 Nov 2009 - 07h31Por Conjuntura

Preocupado em melhorar a qualidade do leite sul-mato-grossense, por meio de preço referência, o governo do Estado, por meio da Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), celebra convênio para criação do Conseleite/MS (Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias de Leite).

O ato, considerado um dos primeiros passos da efetiva profissionalização do setor, será firmado nesta quinta-feira, às 9h, no auditório da Seprotur.

Segundo dados da Câmara Setorial da CSCPL (Cadeia Produtiva do Leite), o convênio, que também contempla o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) do setor, será firmado entre o Estado, Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Caberá aos pesquisadores da universidade paranaense estimar as variáveis e parâmetros necessários ao cálculo mensal dos preços de referência do leite, que, serão aprovados e divulgados pelo Conseleite/MS.

O superintendente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Seprotur, Jerônimo Alves Chaves, acredita que o Conseleite representa um grande esforço de integração entre diversas instituições e agentes do setor.

Ele explica que o conselho será formado por representantes dos produtores rurais e dos laticínios, indicados pela Famasul (Federação da Agricultura do Mato Grosso do Sul) e Silems/MS (Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado), além de representantes de outras entidades públicas e privadas.

“Teremos uma maior convergência de interesses entre quem produz e quem processa o leite, assim, ambos terão maior estímulo ao investir no Estado”, salienta.

A exemplo do já ocorre em outras unidades da federação, Jerônimo espera que o Conseleite fortaleça o setor lácteo estadual, fornecendo fundamentos básicos para a implantação e a condução de um processo de autogestão a partir da formação de preços da matéria-prima. “Teremos resultados sociais e econômicos efetivos neste importante e estratégico segmento produtivo do Estado”, afirma.

Preço referência

Os preços de referência do leite devem variar de acordo com a qualidade da matéria-prima, dos preços de venda dos derivados pelas indústrias do Estado, da participação da matéria-prima no custo total de produção dos derivados, dos rendimentos industriais e do "mix" ou volume de comercialização dos derivados.

Estes preços de referência do Conseleite MS serão divulgados em resoluções oficiais do conselho, a serem disponibilizadas ao mercado pelos sítios eletrônicos das entidades participantes e outros meios de comunicação disponíveis.

Para Jerônimo, a remuneração, focada na qualidade, poderá induzir a um salto quantitativo e tecnológico no setor. “O leite sul-mato-grossense deixará de ser um sub-produto da pecuária de corte para se transformar em uma nova atividade da pecuária”, conclui, lembrando que ainda nesta quinta-feira, na parte da tarde, já haverá reuniões conjuntas do Conseleite e da Câmara setorial na Seprotur.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul