Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 28 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Senar/ES vem conhecer projeto referência do MS

18 Fev 2011 - 05h11Por Assessoria

O aumento de 92,2% na renda dos produtores rurais e a elevação de 15% no número de postos de trabalho soma resultados alcançados pelo Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma que chamaram a atenção de lideranças rurais de outros estados. Por este motivo, nesta sexta-feira (18), uma equipe composta por gestores técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), vem à Campo Grande/MS para conhecer a iniciativa desenvolvida pelo Senar/MS.

 

O grupo será recebido pelo superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, que irá apresentar aos visitantes os casos de sucesso do Projeto. Para ele, o salto na economia local por meio da agricultura familiar foi um dos principais resultados da iniciativa que fizeram os capixabas buscar aqui um modelo para a implantação no Espírito Santo. “A inserção de 20% dos pequenos negócios rurais em redes de comercialização locais e 10% em redes estaduais foram metas atingidas pelo Projeto que o evidenciam como um modelo a ser seguido por outros estados” enfatiza Clodoaldo.

 

O trabalho, desenvolvido pelo Senar/MS em parceria com o Sebrae/MS, foi realizado através de agentes de desenvolvimento rural que visitaram as propriedades, cadastraram os produtores e levaram informações técnicas.  A iniciativa foi responsável por criar canais de comercialização e capacitar trabalhadores rurais, atuando principalmente na melhora da auto-estima do agricultor familiar.

 

Em Mato Grosso do Sul, o Território da Reforma beneficiou cerca de 200 produtores dos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

 

Na sexta-feira, está programado também um roteiro de visitação às propriedades rurais situadas nos municípios de Terenos, Anastácio e Dois Irmãos do Buriti, onde os capixabas conhecerão de perto casos de sucesso do Projeto, dentre eles a famosa combinação da pimenta com mel, do produtor Niocanor Ramos, a produção irrigada de banana do agricultor de Terenos, Eduardo Cabral, e o trabalho artesanal desenvolvido por um grupo de mulheres que encontrou na fibra da bananeira uma forma rentável de trazer o sustento para as suas famílias.

 

 

Sobre o Território da Reforma

 

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas. O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
Evento
Confira as duas galerias de fotos da premiação do Mês das Mães no Mercado Julifran
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
O caso será investigado pelo SIG / Divulgação/JP NewsCRIME EM MS
Homem é executado a tiros dentro de casa em MS
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA