O aumento de 92,2% na renda dos produtores rurais e a elevação de 15% no número de postos de trabalho soma resultados alcançados pelo Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma que chamaram a atenção de lideranças rurais de outros estados. Por este motivo, nesta sexta-feira (18), uma equipe composta por gestores técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), vem à Campo Grande/MS para conhecer a iniciativa desenvolvida pelo Senar/MS.
O grupo será recebido pelo superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, que irá apresentar aos visitantes os casos de sucesso do Projeto. Para ele, o salto na economia local por meio da agricultura familiar foi um dos principais resultados da iniciativa que fizeram os capixabas buscar aqui um modelo para a implantação no Espírito Santo. “A inserção de 20% dos pequenos negócios rurais em redes de comercialização locais e 10% em redes estaduais foram metas atingidas pelo Projeto que o evidenciam como um modelo a ser seguido por outros estados” enfatiza Clodoaldo.
O trabalho, desenvolvido pelo Senar/MS em parceria com o Sebrae/MS, foi realizado através de agentes de desenvolvimento rural que visitaram as propriedades, cadastraram os produtores e levaram informações técnicas. A iniciativa foi responsável por criar canais de comercialização e capacitar trabalhadores rurais, atuando principalmente na melhora da auto-estima do agricultor familiar.
Em Mato Grosso do Sul, o Território da Reforma beneficiou cerca de 200 produtores dos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.
Na sexta-feira, está programado também um roteiro de visitação às propriedades rurais situadas nos municípios de Terenos, Anastácio e Dois Irmãos do Buriti, onde os capixabas conhecerão de perto casos de sucesso do Projeto, dentre eles a famosa combinação da pimenta com mel, do produtor Niocanor Ramos, a produção irrigada de banana do agricultor de Terenos, Eduardo Cabral, e o trabalho artesanal desenvolvido por um grupo de mulheres que encontrou na fibra da bananeira uma forma rentável de trazer o sustento para as suas famílias.
Sobre o Território da Reforma
O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas. O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede do João Rodrigues, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

10 de junho: 100 anos do saudoso Padre Aquiles Pio Redin

Sucesso de público e emoção: Dia dos Namorados encanta casais no Hotel e Restaurante Na Chácara

Jateí em luto pela morte do Chiquinho da Ambulância
