Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 12 de junho de 2021
Busca
Brasil

Senai vai assumir presidência do Fórum de Educação do Estado

4 Dez 2009 - 08h58Por Fátima News, com Assessoria

Entidade é referência em educação profissional em Mato Grosso do Sul com unidades em Campo Grande e mais 14 cidades

 

 

Pela primeira vez o Senai vai assumir a presidência do Forpems (Fórum Permanente de Educação de Mato Grosso do Sul) para o biênio 2010-2011 em substituição a OMEP/MS (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar do Estado). Criado em 1997 pelo CEE (Conselho Estadual de Educação), ele conta com a parceria de diversos órgãos públicos e privados do Estado que atuam na área educacional, sendo constituído por grupos de trabalho para promover discussões, estudos, reflexões sobre as políticas públicas educacionais, subsidiando o Conselho na elaboração de normas regulamentares e orientativas para o Sistema Estadual de Ensino.

 

 

Para o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero, assumir a liderança das discussões da educação no Estado é de extrema importância para a entidade voltada ao ensino profissionalizante do setor industrial. “Podemos dizer que a partir do próximo ano a indústria estará encabeçando as discussões dos rumos da educação em Mato Grosso do Sul. Seremos a voz do setor industrial no Fórum Permanente de Educação”, analisou, completando que na prática o Senai vai presidir um órgão que reúne diversos segmentos da sociedade com interface na educação estadual em todos os níveis e modalidades.

 

 

Hoje, sob a coordenação do Conselho Estadual de Educação, o Forpems tem 15 entidades representativas que integram grupos de trabalho da Educação Básica, Educação Escolar Indígena, Educação Profissional, Gestão, Educação Especial, Educação Superior, Educação a Distância e Educação do Campo. “No momento estamos avaliando as diretrizes do Fórum para definir nossa atuação em 2010. Trata-se de um período de transição de dados e procedimentos e, a partir daí, vamos traçar a linha de gestão do Senai à frente da Presidência”, informou Jesner Escandolhero.

 

 

Referência

 

 

Referência em educação profissional em Mato Grosso do Sul, o Senai possui centros de formação profissional em Campo Grande , Corumbá, Dourados, Naviraí, Rio Verde de Mato Grosso e Três Lagoas. Além disso, ainda tem agências de formação profissional em Sidrolândia, Deodápolis, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Sonora, Maracaju, Bataguassu, Paranaíba e Chapadão do Sul e dispõe de unidades móveis de comandos elétricos, mecânica diesel, automação industrial e duas de instrumentação e controle. O Senai possui também a Rede LabSenai, que conta com laboratórios de alimentos (Dourados), de cerâmica (Rio Verde), de automação (Dourados), de metrologia (Campo Grande) e de gás (Campo Grande), além de um centro de processamento de alimentos (Dourados) e um laboratório móvel de análises de alimentos e bebidas (Prumo Alimentos).

 

 

As unidades operacionais do Senai ainda contam com laboratórios didáticos nas áreas tecnológicas em Três Lagoas (química, celulose e papel, automação, instrumentação industrial, eletroeletrônica, metalmecânica, metrologia, têxtil e vestuário), Corumbá (química, mineralogia, automação industrial, eletroeletrônica, metalmecânica e metrologia), Dourados (química, microbiologia, carnes e derivados, eletroeletrônica, automotiva, automação, instrumentação industrial, metrologia e vestuário), Nova Alvorada do Sul (eletroeletrônica, automotiva e metalmecânica), Deodápolis (eletroeletrônica e metalmecânica), Nova Andradina (vestuário e metalmecânica), Naviraí (eletroeletrônica, vestuário, metrologia e metalmecânica), Campo Grande (metrologia, tecnologia de informação, operações logísticas, eletroeletrônica, automação, instrumentação industrial, metalmecânica, automotiva, marcenaria e vestuário) e Rio Verde (eletroeletrônica e cerâmica).

 

 

Além disso, a partir de agosto deste ano foi criada a FatecSenai (Faculdade de Tecnologia Senai de Campo Grande), que já realizou o primeiro vestibular para selecionar os 40 acadêmicos da primeira turma do curso superior de tecnologia em processos gerenciais. O Senai também criou neste ano o seu Núcleo de Educação a Distância, localizado em Campo Grande , com a meta de atingir já em 2010 cerca de duas mil matrículas nos cursos que utilizem os recursos via web. Para este ano, a unidade oferece 11 cursos – três na área de NRs (Normas Regulamentadoras) e oito na área de alimentos –, além de estar apta a receber as demandas específicas das indústrias e proceder a customização de soluções.

 

 

Também está em andamento o projeto da Escola da Construção, que será erguida na Capital e oferecerá cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores nas áreas da construção civil, elétrica e pesada, além de consultorias técnicas e tecnológicas, cursos técnicos, superiores em tecnologia e de pós-graduação para empresários e engenheiros, sistemática de desenvolvimento constante de novos produtos e serviços em educação e assessoria e consultoria implementada e programações de eventos técnicos para disseminação de informações sobre o setor elaboradas e aplicadas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta