Menu
SADER_FULL
terça, 7 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

Senai vai assumir presidência do Fórum de Educação do Estado

4 Dez 2009 - 08h58Por Fátima News, com Assessoria

Entidade é referência em educação profissional em Mato Grosso do Sul com unidades em Campo Grande e mais 14 cidades

 

 

Pela primeira vez o Senai vai assumir a presidência do Forpems (Fórum Permanente de Educação de Mato Grosso do Sul) para o biênio 2010-2011 em substituição a OMEP/MS (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar do Estado). Criado em 1997 pelo CEE (Conselho Estadual de Educação), ele conta com a parceria de diversos órgãos públicos e privados do Estado que atuam na área educacional, sendo constituído por grupos de trabalho para promover discussões, estudos, reflexões sobre as políticas públicas educacionais, subsidiando o Conselho na elaboração de normas regulamentares e orientativas para o Sistema Estadual de Ensino.

 

 

Para o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero, assumir a liderança das discussões da educação no Estado é de extrema importância para a entidade voltada ao ensino profissionalizante do setor industrial. “Podemos dizer que a partir do próximo ano a indústria estará encabeçando as discussões dos rumos da educação em Mato Grosso do Sul. Seremos a voz do setor industrial no Fórum Permanente de Educação”, analisou, completando que na prática o Senai vai presidir um órgão que reúne diversos segmentos da sociedade com interface na educação estadual em todos os níveis e modalidades.

 

 

Hoje, sob a coordenação do Conselho Estadual de Educação, o Forpems tem 15 entidades representativas que integram grupos de trabalho da Educação Básica, Educação Escolar Indígena, Educação Profissional, Gestão, Educação Especial, Educação Superior, Educação a Distância e Educação do Campo. “No momento estamos avaliando as diretrizes do Fórum para definir nossa atuação em 2010. Trata-se de um período de transição de dados e procedimentos e, a partir daí, vamos traçar a linha de gestão do Senai à frente da Presidência”, informou Jesner Escandolhero.

 

 

Referência

 

 

Referência em educação profissional em Mato Grosso do Sul, o Senai possui centros de formação profissional em Campo Grande , Corumbá, Dourados, Naviraí, Rio Verde de Mato Grosso e Três Lagoas. Além disso, ainda tem agências de formação profissional em Sidrolândia, Deodápolis, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Sonora, Maracaju, Bataguassu, Paranaíba e Chapadão do Sul e dispõe de unidades móveis de comandos elétricos, mecânica diesel, automação industrial e duas de instrumentação e controle. O Senai possui também a Rede LabSenai, que conta com laboratórios de alimentos (Dourados), de cerâmica (Rio Verde), de automação (Dourados), de metrologia (Campo Grande) e de gás (Campo Grande), além de um centro de processamento de alimentos (Dourados) e um laboratório móvel de análises de alimentos e bebidas (Prumo Alimentos).

 

 

As unidades operacionais do Senai ainda contam com laboratórios didáticos nas áreas tecnológicas em Três Lagoas (química, celulose e papel, automação, instrumentação industrial, eletroeletrônica, metalmecânica, metrologia, têxtil e vestuário), Corumbá (química, mineralogia, automação industrial, eletroeletrônica, metalmecânica e metrologia), Dourados (química, microbiologia, carnes e derivados, eletroeletrônica, automotiva, automação, instrumentação industrial, metrologia e vestuário), Nova Alvorada do Sul (eletroeletrônica, automotiva e metalmecânica), Deodápolis (eletroeletrônica e metalmecânica), Nova Andradina (vestuário e metalmecânica), Naviraí (eletroeletrônica, vestuário, metrologia e metalmecânica), Campo Grande (metrologia, tecnologia de informação, operações logísticas, eletroeletrônica, automação, instrumentação industrial, metalmecânica, automotiva, marcenaria e vestuário) e Rio Verde (eletroeletrônica e cerâmica).

 

 

Além disso, a partir de agosto deste ano foi criada a FatecSenai (Faculdade de Tecnologia Senai de Campo Grande), que já realizou o primeiro vestibular para selecionar os 40 acadêmicos da primeira turma do curso superior de tecnologia em processos gerenciais. O Senai também criou neste ano o seu Núcleo de Educação a Distância, localizado em Campo Grande , com a meta de atingir já em 2010 cerca de duas mil matrículas nos cursos que utilizem os recursos via web. Para este ano, a unidade oferece 11 cursos – três na área de NRs (Normas Regulamentadoras) e oito na área de alimentos –, além de estar apta a receber as demandas específicas das indústrias e proceder a customização de soluções.

 

 

Também está em andamento o projeto da Escola da Construção, que será erguida na Capital e oferecerá cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores nas áreas da construção civil, elétrica e pesada, além de consultorias técnicas e tecnológicas, cursos técnicos, superiores em tecnologia e de pós-graduação para empresários e engenheiros, sistemática de desenvolvimento constante de novos produtos e serviços em educação e assessoria e consultoria implementada e programações de eventos técnicos para disseminação de informações sobre o setor elaboradas e aplicadas.

 

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança