Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Senai realiza etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

23 Nov 2009 - 13h51Por Fátima News, com Assessoria

O Senai de Mato Grosso do Sul inicia nesta quarta-feira (25/11) e encerra na sexta-feira (27/11) em Campo Grande (MS) a edição estadual da Olimpíada do Conhecimento, que selecionará jovens talentos das unidades da Capital, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas para participar, em março do próximo ano, da etapa nacional na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A Olimpíada do Conhecimento do Senai, considerado o maior evento de promoção da Educação Profissional no Brasil, tem caráter competitivo de atualização tecnológica e de avaliação do processo de ensino aprendizagem da entidade.

Os candidatos provenientes das cinco unidades do Senai no Estado vão competir em oito diferentes áreas tecnológicas - Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação, Tornearia Mecânica, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Confecção de Roupas, Mecânica de Manutenção e Mecânica de Automóveis. O diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, ressalta que a Olimpíada do Conhecimento é a mostra da qualidade na educação profissional para desenvolver o talento, a criatividade e o conhecimento do jovem, formando-o profissionalmente para a competitividade e o crescimento da indústria sul-mato-grossense.

“É um evento difusor da educação profissional do Senai, motivador de alunos, docentes e técnicos, que proporciona a troca de experiências, preparando e aprimorando esses jovens para as outras etapas da competição, quer em nível nacional ou internacional”, explicou Jaime Verruck. O gerente da Área de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero, acrescenta que a realização do torneio no Estado cumpre a função estratégica de incentivar o desenvolvimento de novas competências, aptas a buscarem a superação dos desafios.

“Na Olimpíada do Conhecimento do Senai, a competição evidencia o saber fazer e a capacidade técnica. No entanto, o perfil do vencedor se baseia em novos modelos de competências, que levam em conta os conhecimentos tecnológicos, o domínio do processo produtivo, além das qualidades pessoais”, adiantou, ressaltando que a Olimpíada do Conhecimento está construída e fundamentada em cinco pilares: integridade, transparência, equidade, parceria e inovação

Candidatos

A coordenadora de educação profissional do Senai, Maise Giacomeli, responsável pela etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, os 44 competidores selecionados nas cinco unidades da entidade no Estado são alunos ou egressos de cursos com no mínimo 400 horas-aulas, com no máximo 20 anos completos neste ano e que ainda não participaram em edições anteriores do torneio. “Temos nove candidatos da Capital, 12 são da unidade de Dourados, 12 de Corumbá, oito de Três Lagoas e três de Naviraí, que serão avaliados por 43 técnicos destas unidades e especialistas na ocupação”, discriminou.

Os candidatos estão distribuídos nas seguintes ocupações: três na área de Segurança no Trabalho, seis na de Tecnologia da Informação, sete na Tornearia Mecânica, sete na Eletricidade Industrial, sete na Eletricidade Predial, seis na Confecção de Roupas, seis na Mecânica de Manutenção e dois na Mecânica de Automóveis. “São 87 pessoas envolvidas nesta primeira edição que estarão mobilizadas em três dias de competições em horários que vão das 7 às 19 horas”, informou a coordenadora, destacando que as provas práticas serão realizadas na Escola do Senai de Campo Grande.

Ainda de acordo com ela, durante o torneio os candidatos do interior terão todas as despesas pagas pelos Senai com o deslocamento e, além disso, terão toda a estrutura de hospedagem e alimentação incluídas. “O candidato deve estar focado nas avaliações, porque o Senai está preparando toda a infra-estrutura de transporte, hospedagem, alimentação e preparando todos os espaços que receberão esses alunos para as provas”, pontuou.


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS