Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Senai inicia Semana de Atualização Tecnológica em CG

3 Mar 2010 - 17h46Por MS Notícias

Senai inicia Semana de Atualização Tecnológica em CG


No âmbito da programação da 1ª Semana de Atualização Tecnológica do Senai, teve início ontem à noite (02/03) o circuito de palestras com o engenheiro-eletricista Ivan Gomes Curvello Júnior, da Weg Equipamentos Elétricos, abordando os aspectos gerais e a aplicabilidade em máquina-ferramenta dos sistemas de acionamento.

O ciclo prossegue nesta quarta-feira (03/03) com a palestra de “Máquinas-Ferramenta - Conceito, Evolução e Tendências”, ministrada pelo engenheiro Carlos David de Araújo Gonçalves, da Deb’Maq do Brasil, e encerra-se na quinta-feira (04/03) com a palestra “Aplicações de Ferramentas de Corte”, feita pelo engenheiro Rogério Narvae Lima, da Sandvik Coromant.

Realizado no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, o ciclo de palestras da 1ª Semana de Atualização Tecnológica do Senai teve na primeira noite as presenças de estudantes e empresários. "A intenção é mostrar para nosso público alvo equipamentos com motores elétricos que precisam de inteligência mínima que os controlem. E essa inteligência está nesses dois sistemas que estamos apresentando, o inversor de frequência e o servoacionamento", explicou Ivan Curvello aos presentes.

O engenheiro-eletricista ainda acrescentou que os sistemas podem garantir melhoria nos processos produtivos e ganhos de competitividades às empresas. "São sistemas que conferem rapidez e garantem precisão, melhorando o processo e, consequentemente, imprimem aumento de produtividade e competitividade", completou.

Para o gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella, as palestras vão contribuir para levar atualização tecnológica para dentro das empresas. "Nossa preocupação foi trazer profissionais de destaque nessa área técnica para disseminar conhecimentos tecnológicos que podem impactar direta e positivamente nas empresas", pontuou, completando que as palestras abordam temas muito interessantes e por isso a necessidade da participação de empresários e estudantes.

Carreta

Desde terça-feira a FatecSenai Campo Grande realiza o curso gratuito de programação e operação em tornos CNC (Controle Numérico Computadorizado), em parceria com a Deb’Maq do Brasil. A capacitação, que segue até sexta-feira (05/03), é desenvolvida na unidade móvel de difusão tecnológica da empresa mineira, que dispõe de máquinas e ferramentas de CNC, fresadora CNC, torno universal eletrônico Revolution e serviços de usinagem com ciclos automáticos e está estacionada em frente ao Albano Franco.

Para o gerente da FatecSenai, a parceria com a Deb’Maq permite a aproximação das indústrias do Estado com as tecnologias de ponta. “Por meio desse evento nós permitimos a atualização tecnológica em todos os níveis”, declarou, lembrando que houve grande envolvimento por parte do Simemae (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Mato Grosso do Sul).

Segundo o instrutor técnico da Deb’Maq, Flao Fischer, todas as máquinas instaladas na carreta da empresa foram desenvolvidas para atuar na área de metal mecânica no processo de usinagem, que é a transformação da matéria-prima em produto acabado. “Mato Grosso do Sul está se industrializando e, por isso, é importante proporcionar esse momento de capacitação dos profissionais para operar máquinas mais evoluídas”, disse.

Ele acrescentou ainda que a modernização do parque industrial das empresas resulta em maior produtividade e mais qualidade dos produtos. “Isso sem contar a padronização das peças. E todo esse conjunto resulta na maior competitividade da indústria”, analisou o instrutor técnico da empresa mineira.

Para o presidente do Simemae/MS, Irineu Milanesi, a Semana de Atualização Tecnológica deve contribuir para dar um up grade nas indústrias do segmento em Mato Grosso do Sul. “O setor de metalurgia em Mato Grosso do Sul ainda é muito carente de mão-de-obra especializada em mecatrônica e essa será uma oportunidade de atualização dos nossos profissionais com quem é referência. É uma oportunidade que pode contribuir e muito para alavancar o setor”, pontuou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Um missionário irado e inquieto
LARVAS
Vídeos mostram peixes frescos recheados de vermes; veja
REVOLTANTE
Bandidos invadem casa atirando e matam garota de 13 anos