A senadora Marina Silva (PV-AC) participa da Aty Guaçu (grande reunião) do povo guarani-kaiowá, nesta quinta-feira, no município de Japorã. O evento deve reunir índios de todas as aldeias de Mato Grosso do Sul e até guaranis do Rio Grande do Sul. A Aty Guaçu será na comunidade denominada Yvy Katu, próximo da fronteira com o Paraguai. O gabinete da senadora confirmou a presença dela na reunião indígena.
Pré-candidata à presidência da República em 2010 pelo Partido Verde (PV), ao qual se filiou recentemente após 30 anos de militância petista, Marina Silva fez carreira política participando da luta de Chico Mendes em defesa dos seringueiros da Amazônia.
A área Yvy Katu foi ocupada pelos índios em 2003 após intensos confrontos com fazendeiros. Em julho de 2005, o Ministério da Justiça publicou portaria de demarcação das terras como território indígena. A Agropecuária Pedra Branca recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas perdeu a causa. No dia 14 de setembro daquele ano, a Primeira Seção do STJ negou mandado de segurança contra a demarcação.
Leia Também

Coroinha é esfaqueado no pescoço durante missa em igreja

Caixa libera consulta ao Auxílio Caminhoneiro

Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas

Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos

Mãe e filho são executados e corpos escondidos dentro de sofá velho jogado em lote baldio

Governo amplia Auxílio Brasil e mais 23,7 mil famílias vão receber em MS

Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça

Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas

Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos
