Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Senac/MS promove I Semana de Segurança em Três Lagoas

27 Nov 2006 - 10h45
Faltar ao dia de trabalho, aposentadoria precoce e multas. Essas situações atormentam a rotina de uma empresa seja ela de pequeno, médio ou grande portes. Para prevenir essas e outras situações causadas pela ausência de um local apropriado para a realização das funções profissionais é que a figura de um Técnico em Segurança do Trabalho é necessária.

Para demonstrar e discutir as alternativas empresariais existentes que devem ser adotadas para priorizar a saúde e a segurança dos funcionários é que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso do Sul – Senac/MS realizará, de 28 a 30 de novembro, em Três Lagoas, a I Semana de Saúde e Segurança do Trabalho. Em três dias, serão nove palestras: A importância da Saúde e Segurança no trabalho, Responsabilidade Civil e Criminal, A Evolução das Patologias no Brasil, O Perfil Profissional do Técnico em Segurança do Trabalho, Legislação Ambiental, Manipulação de Extintores e a NR 31, além de outros dois temas da área que serão apresentados pelos alunos .

A expectativa é reunir em torno de 90 pessoas entre estudantes, empresários e profissionais da área. E não é difícil entender o porquê do interesse. Segundo lei específica da área de segurança (NR 4), empresas com 100 ou mais funcionários devem ter um Técnico em Segurança do Trabalho em seu quadro funcional. A ausência deste profissional pode gerar multa que varia conforme o porte da empresa.

Outra questão que será debatida no evento envolve as doenças do trabalho. Para fins legais e previdenciários, as doenças do trabalho são equiparadas aos acidentes do trabalho e gozam de todas as prerrogativas deste último, que, em linhas gerais, resumem-se na estabilidade mínima de 12 meses após a alta do INSS, e o direito à manutenção do depósito do FGTS durante o período de afastamento (auxílio doença por acidente do trabalho – B91). A caracterização da doença do trabalho, porém, é tarefa árdua tanto para o médico do trabalho, por falta de evidências ou de condições para buscá-las, quanto para o trabalhador doente, que muitas vezes percorre verdadeira via sacra, na tentativa de ter seu direito reconhecido.

As inscrições para I Semana de Saúde e Segurança do Trabalho de Três Lagoas estão abertas. O valor é de R$ 15,00 . Mais informações, basta entrar em contato com o Senac Centro, de Três Lagoas, que fica à Rua Antônio Trajano, 216, ou pelo telefone 3509 5100.
 
Perfil News

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro