Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de maio de 2021
Busca
Brasil

Seminário de Glória discutiu sobre bacia hidrográfica do Ivinhema

22 Set 2010 - 14h45Por Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados discutiu durante o transcorrer do 1º Seminário Municipal transcorrido no dia 21, das 8h30 às 17h, no auditório da Uems local, o projeto Águas e Matas da Bacia do Ivinhema (AMBI). O seminário, promoção da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e o Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IMAD), em parceria com a Prefeitura de Glória através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEDS), Divisão Municipal de Meio Ambiente (DIMA) e apoio da Petrobrás Ambiental, UFGD, UEMS, Embrapa/CPAO, ITAIPU-Binacional, IBAMA, APA, ADT-GD e APOMS. O seminário, que contou com presenças de professores, diretores de escolas, alunos, autoridades constituídas entre outros, discutiu os problemas cruciais, principalmente aqueles que envolvem águas e matas.
 O prefeito Arceno Athas Júnior abriu o seminário destacando, “para o nosso município, bem como para a região da Grande Dourados é de extrema importância seminários com este objetivo. Nós estamos prestando nossa contribuição em nosso município, procurando sempre realizar um trabalho condizente com as reais necessidades que requer o meio ambiente, tanto que, criamos uma Divisão Municipal de Meio Ambiente para cuidar especificamente desse assunto”, disse Athas afirmando ainda, “eu parabenizo a todos os organizadores do evento por esta grande iniciativa e estamos sempre de portas abertas para colaborarmos com este valioso projeto ambiental”.
Vito Comar, coordenador do projeto AMBI especificou, “a finalidade deste projeto é trabalhar pequenos produtores rurais e a agricultura familiar, com o objetivo de incentivá-los para as ações de conservações, principalmente águas e matas. Por meio de seminários e oficinas nós estamos procurando levar aos produtores os cuidados que devem ter com o meio em que vivemos e também objetivamos implantar corredores ecológicos em cada município, com aproximadamente 20 hectares”. Segundo Comar a atenção está voltada no momento para a implantação de corredores ecológicos em sete municípios.
A palestrante Simone Cecon dimensionou a importância da conservação do meio ambiente através de Cartilha e apresentação do filme ‘O Pequeno Príncipe’. Ela fez uma vasta exposição sobre o assunto em pauta e fez questão de dirigir vários questionamentos ao público presente, para que pudessem meditar sobre os temas abordados, sempre acompanha pelo coordenador do projeto, Vito Comar e a presidente do IMAD, Sonia Comar. Cecon pediu apoio da comunidade, de forma especial aos professores argumentando, “gostaríamos de contar com o apoio e a força de todos, para que possamos a cada dia desenvolver os nossos trabalhos em prol do meio ambiente”.
A bióloga Maria Aparecida Furtuoso Gomes, diretora do DIMA salientou, “é de suma importância neste processo à participação dos professores de todas as redes de ensino, pois, eles são peças fundamentais para o desenvolvimento deste projeto na formação e sensibilização dos alunos. 2010 é o ano da biodiversidade e este trabalho dos corredores ecológicos visa preservar toda a biodiversidade existente em nossa região, tanto fauna quanto flora”. Marla Camila Brugnerotto, geóloga do DIMA disse, “o melhor método para a verdadeira conscientização vem através daqueles que pregam o ensinamento no dia a dia dentro da classe de aula. Portanto a participação do corpo docente das escolas das três redes de ensino é fundamental na formação e na conscientização para que tenhamos um bioma equilibrado”.
O projeto AMBI atuará nos biomas da Mata Atlântica e Cerrada, numa primeira fase de 24 meses, em 7 municípios que compõem o Território da Grande Dourados,  Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema. O próximo seminário acontece no município de Caarapó, depois segue com os demais municípios, Deodápolis, Douradina, Dourados, Jateí e Vicentina. (Reportagem – Demerval Nogueira).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação/Instagram LUTO NA MÚSICA
MC Kevin morre aos 23 anos no Rio de Janeiro
SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe