Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Seminário de Glória discutiu sobre bacia hidrográfica do Ivinhema

22 Set 2010 - 14h45Por Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados discutiu durante o transcorrer do 1º Seminário Municipal transcorrido no dia 21, das 8h30 às 17h, no auditório da Uems local, o projeto Águas e Matas da Bacia do Ivinhema (AMBI). O seminário, promoção da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e o Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IMAD), em parceria com a Prefeitura de Glória através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEDS), Divisão Municipal de Meio Ambiente (DIMA) e apoio da Petrobrás Ambiental, UFGD, UEMS, Embrapa/CPAO, ITAIPU-Binacional, IBAMA, APA, ADT-GD e APOMS. O seminário, que contou com presenças de professores, diretores de escolas, alunos, autoridades constituídas entre outros, discutiu os problemas cruciais, principalmente aqueles que envolvem águas e matas.
 O prefeito Arceno Athas Júnior abriu o seminário destacando, “para o nosso município, bem como para a região da Grande Dourados é de extrema importância seminários com este objetivo. Nós estamos prestando nossa contribuição em nosso município, procurando sempre realizar um trabalho condizente com as reais necessidades que requer o meio ambiente, tanto que, criamos uma Divisão Municipal de Meio Ambiente para cuidar especificamente desse assunto”, disse Athas afirmando ainda, “eu parabenizo a todos os organizadores do evento por esta grande iniciativa e estamos sempre de portas abertas para colaborarmos com este valioso projeto ambiental”.
Vito Comar, coordenador do projeto AMBI especificou, “a finalidade deste projeto é trabalhar pequenos produtores rurais e a agricultura familiar, com o objetivo de incentivá-los para as ações de conservações, principalmente águas e matas. Por meio de seminários e oficinas nós estamos procurando levar aos produtores os cuidados que devem ter com o meio em que vivemos e também objetivamos implantar corredores ecológicos em cada município, com aproximadamente 20 hectares”. Segundo Comar a atenção está voltada no momento para a implantação de corredores ecológicos em sete municípios.
A palestrante Simone Cecon dimensionou a importância da conservação do meio ambiente através de Cartilha e apresentação do filme ‘O Pequeno Príncipe’. Ela fez uma vasta exposição sobre o assunto em pauta e fez questão de dirigir vários questionamentos ao público presente, para que pudessem meditar sobre os temas abordados, sempre acompanha pelo coordenador do projeto, Vito Comar e a presidente do IMAD, Sonia Comar. Cecon pediu apoio da comunidade, de forma especial aos professores argumentando, “gostaríamos de contar com o apoio e a força de todos, para que possamos a cada dia desenvolver os nossos trabalhos em prol do meio ambiente”.
A bióloga Maria Aparecida Furtuoso Gomes, diretora do DIMA salientou, “é de suma importância neste processo à participação dos professores de todas as redes de ensino, pois, eles são peças fundamentais para o desenvolvimento deste projeto na formação e sensibilização dos alunos. 2010 é o ano da biodiversidade e este trabalho dos corredores ecológicos visa preservar toda a biodiversidade existente em nossa região, tanto fauna quanto flora”. Marla Camila Brugnerotto, geóloga do DIMA disse, “o melhor método para a verdadeira conscientização vem através daqueles que pregam o ensinamento no dia a dia dentro da classe de aula. Portanto a participação do corpo docente das escolas das três redes de ensino é fundamental na formação e na conscientização para que tenhamos um bioma equilibrado”.
O projeto AMBI atuará nos biomas da Mata Atlântica e Cerrada, numa primeira fase de 24 meses, em 7 municípios que compõem o Território da Grande Dourados,  Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema. O próximo seminário acontece no município de Caarapó, depois segue com os demais municípios, Deodápolis, Douradina, Dourados, Jateí e Vicentina. (Reportagem – Demerval Nogueira).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS