Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 1 de junho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Seminário de Glória discutiu sobre bacia hidrográfica do Ivinhema

22 Set 2010 - 14h45Por Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados discutiu durante o transcorrer do 1º Seminário Municipal transcorrido no dia 21, das 8h30 às 17h, no auditório da Uems local, o projeto Águas e Matas da Bacia do Ivinhema (AMBI). O seminário, promoção da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e o Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IMAD), em parceria com a Prefeitura de Glória através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEDS), Divisão Municipal de Meio Ambiente (DIMA) e apoio da Petrobrás Ambiental, UFGD, UEMS, Embrapa/CPAO, ITAIPU-Binacional, IBAMA, APA, ADT-GD e APOMS. O seminário, que contou com presenças de professores, diretores de escolas, alunos, autoridades constituídas entre outros, discutiu os problemas cruciais, principalmente aqueles que envolvem águas e matas.
 O prefeito Arceno Athas Júnior abriu o seminário destacando, “para o nosso município, bem como para a região da Grande Dourados é de extrema importância seminários com este objetivo. Nós estamos prestando nossa contribuição em nosso município, procurando sempre realizar um trabalho condizente com as reais necessidades que requer o meio ambiente, tanto que, criamos uma Divisão Municipal de Meio Ambiente para cuidar especificamente desse assunto”, disse Athas afirmando ainda, “eu parabenizo a todos os organizadores do evento por esta grande iniciativa e estamos sempre de portas abertas para colaborarmos com este valioso projeto ambiental”.
Vito Comar, coordenador do projeto AMBI especificou, “a finalidade deste projeto é trabalhar pequenos produtores rurais e a agricultura familiar, com o objetivo de incentivá-los para as ações de conservações, principalmente águas e matas. Por meio de seminários e oficinas nós estamos procurando levar aos produtores os cuidados que devem ter com o meio em que vivemos e também objetivamos implantar corredores ecológicos em cada município, com aproximadamente 20 hectares”. Segundo Comar a atenção está voltada no momento para a implantação de corredores ecológicos em sete municípios.
A palestrante Simone Cecon dimensionou a importância da conservação do meio ambiente através de Cartilha e apresentação do filme ‘O Pequeno Príncipe’. Ela fez uma vasta exposição sobre o assunto em pauta e fez questão de dirigir vários questionamentos ao público presente, para que pudessem meditar sobre os temas abordados, sempre acompanha pelo coordenador do projeto, Vito Comar e a presidente do IMAD, Sonia Comar. Cecon pediu apoio da comunidade, de forma especial aos professores argumentando, “gostaríamos de contar com o apoio e a força de todos, para que possamos a cada dia desenvolver os nossos trabalhos em prol do meio ambiente”.
A bióloga Maria Aparecida Furtuoso Gomes, diretora do DIMA salientou, “é de suma importância neste processo à participação dos professores de todas as redes de ensino, pois, eles são peças fundamentais para o desenvolvimento deste projeto na formação e sensibilização dos alunos. 2010 é o ano da biodiversidade e este trabalho dos corredores ecológicos visa preservar toda a biodiversidade existente em nossa região, tanto fauna quanto flora”. Marla Camila Brugnerotto, geóloga do DIMA disse, “o melhor método para a verdadeira conscientização vem através daqueles que pregam o ensinamento no dia a dia dentro da classe de aula. Portanto a participação do corpo docente das escolas das três redes de ensino é fundamental na formação e na conscientização para que tenhamos um bioma equilibrado”.
O projeto AMBI atuará nos biomas da Mata Atlântica e Cerrada, numa primeira fase de 24 meses, em 7 municípios que compõem o Território da Grande Dourados,  Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema. O próximo seminário acontece no município de Caarapó, depois segue com os demais municípios, Deodápolis, Douradina, Dourados, Jateí e Vicentina. (Reportagem – Demerval Nogueira).

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEMORIAL
Os brasileiros que perderam a vida na Pandemia do Coronavírus
BRASIL - 28.872 MORTES COVID-19
Brasil confirma 500 mil casos de Covid-19 menos de 100 dias do 1º anuncio
AUXÍLIO EMERGENCIAL
Mães menores de idade podem pedir auxílio emergencial, veja como
BONITO - MS - RESERVAS ANTECIPADAS
Em Bonito (MS), mergulho com cilindro no Rio Formoso, reserva antecipada até 50% de desconto, VEJA
600TÃO NA CONTA
Aniversariantes de janeiro podem transferir e sacar 2ª parcela dos R$ 600 neste sábado
FRIO, AR SECO E COVID-19
Frio, ar seco e covid-19, 'vassourinhas' do sistema respiratório ficam preguiçosas com o frio
ESCALADA DE ENTERROS
Brasil aproxima de 26 mil mortes por covid 19
ESTUPRO
Homem é preso em flagrante tentando estuprar mulher desacordada
AUXILIO EMERGENCIAL
A 2ª parcela do auxílio de R$ 600 foi cancelada? Saiba como resolver o problema
CORONAVIRUS NO BRASIL
Covid-19: Brasil passa dos 400 mil casos confirmados e 25 mil mortes