Menu
SADER_FULL
domingo, 16 de maio de 2021
Busca
Brasil

Seminário de educação ambiental termina na sexta-feira 3

1 Dez 2004 - 13h49
O governo estadual, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), do Instituto de Meio Ambiente Pantanal (Imap) e da Secretaria de Estado e Educação, em conjunto com o Ministério de Educação/MEC, realizam o Seminário de Formação de Professores Vamos cuidar do Brasil com as Escolas - Agenda 21 nas escolas de Mato Grosso do Sul.

O seminário, que começou hoje, continua até sexta-feira 3, está sendo realizado em Campo Grande no Instituto Missionário São José (rua Arthur Jorge, 1.762). O evento conta com a participação de 50 educadores de 18 municípios do Estado.

Mato Grosso do Sul tem 1.275 escolas. Nesta primeira etapa do programa serão atendidas 260 escolas estaduais, municipais e particulares, que participaram em novembro de 2003 da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, por meio da qual surgiu a idéia de continuar o programa Vamos Cuidar do Brasil, com as escolas, criando a Com-Vida e realizando a Agenda 21 para contribuir com uma educação ambiental que faça as pessoas perceberem o meio ambiente como parte das suas vidas.

A Com-Vida é uma forma de organização na escola e se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e da comunidade. O principal papel da Com-Vida é contribuir para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável nas escolas, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, trazendo a educação ambiental de forma transversal, inserida em todas as disciplinas.

Segundo o diretor-presidente do Imap, Cid Rôner de Castro Paulino, o objetivo desse seminário é implantar um programa de educação ambiental nas escolas de Mato Grosso do Sul, com um processo de formação continuada de professores e alunos. “A meta é atingir todas as escolas do Estado até o final de 2006, já que todos têm o direito a informação, onde a questão ambiental terá um espaço importante em todas as aulas”, diz Paulino.


O que é a Agenda 21

A Agenda 21 é um programa de ação para o mundo todo. Ela tem 40 capítulos, que mexem com tudo, do ar ao mar, da floresta aos desertos, propondo uma nova relação entre países ricos e pobres. Na Agenda 21 estão marcados os compromissos da humanidade com o século XXI, visando garantir um futuro melhor para o planeta, respeitando-se o ser humano e o seu ambiente.

Cada país tem a sua Agenda 21, a do Brasil tem 21 objetivos que buscam tornar o País exemplo de proteção da natureza, fortalecendo a economia e a justiça social. Mas cada município e cada bairro podem ter a sua Agenda 21, aprofundando o compromisso das pessoas com o local onde vivem, como é o caso das escolas, que são fundamentais na organização das comunidades.
 
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada