Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Semana do Artesão vai promover negócios e identidade à arte de MS

15 Mar 2010 - 05h54Por Notícias.MS

Feiras, exposições, rodadas de negócios e workshops. De 16 a 20 de março, a Fundação de Cultura, em parceria com o Sebrae/MS realiza a Semana do Artesão, quatro dias de eventos e ações cujo objetivo principal é promover o artesanato sul-mato-grossense, sua riqueza e identidade.

 

 

        No contexto dos negócios, a Semana do Artesão pretende valorizar a qualificação e colocar o produtor frente a frente ao mercado crítico e comprador, explorando toda a potencialidade do artesanato como gerador de renda e importante vetor de desenvolvimento local.

 

 

       Além dos negócios, a Semana contará com a exposição dos trabalhos de artesãos participantes do projeto Comércio Brasil na Casa do Artesão dentro do cronograma das Exposições Temporárias 2010. Além de apresentar as características próprias de cada artista aliada à identidade regional impressa no Estado, a exposição é uma oportunidade única para quem gosta e procura por peças artesanais.  

 

 

       O workshop, aberto para 80 pessoas, irá orientar os artesãos quanto às potencialidades do mercado. Já a Rodada de Negócios pretende aproximar o artesão do consumidor. Devem participar 20 grupos, com receita de negócios prevista em R$ 50 mil.

 

 

        Em paralelo, a Feira do Artesanato beneficiará 40 artesãos de todo o Estado, com exposição e comercialização de produtos no Sebrae. Já a Casa do Artesão abre Exposição Temporária para o artesanato de artistas do projeto Comércio Brasil.

 

 

           Investimento no artesanato

 

        Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos têm recebido uma atenção especial do governo de Mato Grosso do Sul. Com o incentivo da Fundação de Cultura, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade dos produtos é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais. Profissionais do Estado também conquistaram o prêmio Top 100, do Sebrae, obtendo reconhecimento pela qualidade dos trabalhos.

 

 

 

        Além disso, a FCMS vem multiplicando os núcleos de produção do Estado, por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria-prima de cada local. Ele visa resgatar também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.

 

 

 

         Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.

 

 

 

         Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.

 

 

 

         “A melhor forma de enaltecer o trabalho do artesão é possibilitar uma ampla parceria à divulgação de seus trabalhos e a reflexão e capacitação em seu fazer. O artesanato sul-mato-grossense cresceu em qualidade e valor cultural e hoje se situa com muita propriedade no mercado local, nacional e internacional”, garante o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

 

 

            Conheça a programação da Semana do Artesão:

 

 

Workshop

 

16 de março, das 8 às 18 horas.

 

Estratégias de vendas, tendências de consumo e potencialidades do mercado corporativo no Mato Grosso do Sul.

 

Local: Auditório do Sebrae/MS – Avenida Mato Grosso, 1661 – Centro.

 

 

Rodada de Negócios

 

17 de março, das 8h30 às 16 horas.

 

Evento fechado para convidados

 

Local: Mezanino da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro.

 

 

Feira de Artesanato

 

18

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada