Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Semana do Artesão vai promover negócios e identidade à arte de MS

15 Mar 2010 - 05h54Por Notícias.MS

Feiras, exposições, rodadas de negócios e workshops. De 16 a 20 de março, a Fundação de Cultura, em parceria com o Sebrae/MS realiza a Semana do Artesão, quatro dias de eventos e ações cujo objetivo principal é promover o artesanato sul-mato-grossense, sua riqueza e identidade.

 

 

        No contexto dos negócios, a Semana do Artesão pretende valorizar a qualificação e colocar o produtor frente a frente ao mercado crítico e comprador, explorando toda a potencialidade do artesanato como gerador de renda e importante vetor de desenvolvimento local.

 

 

       Além dos negócios, a Semana contará com a exposição dos trabalhos de artesãos participantes do projeto Comércio Brasil na Casa do Artesão dentro do cronograma das Exposições Temporárias 2010. Além de apresentar as características próprias de cada artista aliada à identidade regional impressa no Estado, a exposição é uma oportunidade única para quem gosta e procura por peças artesanais.  

 

 

       O workshop, aberto para 80 pessoas, irá orientar os artesãos quanto às potencialidades do mercado. Já a Rodada de Negócios pretende aproximar o artesão do consumidor. Devem participar 20 grupos, com receita de negócios prevista em R$ 50 mil.

 

 

        Em paralelo, a Feira do Artesanato beneficiará 40 artesãos de todo o Estado, com exposição e comercialização de produtos no Sebrae. Já a Casa do Artesão abre Exposição Temporária para o artesanato de artistas do projeto Comércio Brasil.

 

 

           Investimento no artesanato

 

        Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos têm recebido uma atenção especial do governo de Mato Grosso do Sul. Com o incentivo da Fundação de Cultura, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade dos produtos é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais. Profissionais do Estado também conquistaram o prêmio Top 100, do Sebrae, obtendo reconhecimento pela qualidade dos trabalhos.

 

 

 

        Além disso, a FCMS vem multiplicando os núcleos de produção do Estado, por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria-prima de cada local. Ele visa resgatar também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.

 

 

 

         Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.

 

 

 

         Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.

 

 

 

         “A melhor forma de enaltecer o trabalho do artesão é possibilitar uma ampla parceria à divulgação de seus trabalhos e a reflexão e capacitação em seu fazer. O artesanato sul-mato-grossense cresceu em qualidade e valor cultural e hoje se situa com muita propriedade no mercado local, nacional e internacional”, garante o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

 

 

            Conheça a programação da Semana do Artesão:

 

 

Workshop

 

16 de março, das 8 às 18 horas.

 

Estratégias de vendas, tendências de consumo e potencialidades do mercado corporativo no Mato Grosso do Sul.

 

Local: Auditório do Sebrae/MS – Avenida Mato Grosso, 1661 – Centro.

 

 

Rodada de Negócios

 

17 de março, das 8h30 às 16 horas.

 

Evento fechado para convidados

 

Local: Mezanino da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro.

 

 

Feira de Artesanato

 

18

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho