Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Semana da Conciliação: audiências podem ser agendadas até dia 17

12 Nov 2009 - 10h38Por Notícias.MS
Termina na próxima terça-feira (17), o prazo para quem pretende solicitar a realização de audiências na Semana da Conciliação, que será realizada de 3 a 11 de dezembro em todo o país. Os interessados devem procurar as varas onde tramitam os processos e solicitar agendamento da audiência.

Devem participar da Semana da Conciliação todas as comarcas e varas do Estado, em cujos feitos a conciliação for juridicamente possível e, em segundo grau de jurisdição, os desembargadores que decidirem aderir ao movimento. O objetivo é mobilizar operadores do Direito e sociedade no sentido de desenvolver a conscientização e a cultura conciliatória como um mecanismo eficiente para a efetiva prestação da tutela jurisdicional.

A Semana da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e em Mato Grosso do Sul, pelo terceiro ano consecutivo, será coordenada pela Desa Tânia Garcia de Freitas Borges que, esta semana, antecipando-se ao movimento nacional, homologou um acordo que pôs fim a quatro demandas, em um montante que atingiu mais de R$ 640 mil.

Segundo a desembargadora, os juízes já estão encaminhando a pauta elaborada para o período, mas duas parcerias merecem destaque. Este ano, pela primeira vez, o Banco Itaú participará do movimento conciliatório.

“Há algum tempo eu estava fazendo contato com Michel Costa, o responsável geral pelo contencioso do banco, e ele manifestou a intenção de participar da Semana da Conciliação. Ele já fez uma relação de todos os processos em que o banco é parte em MS, em primeiro e segundo graus, e me garantiu que estará no Estado para resolver os acordos possíveis que fogem da autonomia dos advogados da entidade financeira que atuam no Estado”, contou ela.

A coordenadora comemora também outra parceria: com o INSS. “Mantive contato com uma procuradora do INSS e ela manifestou interesse em participar também. Já encaminhamos à procuradora inicialmente todos os números dos processos em que o INSS é parte e que estão sob minha relatoria. Assim, haverá tempo para que ela estude e encontre uma forma de realizar acordo com a parte”, completou.

Outros juízes estão se antecipando ao evento conciliatório e auxiliando as partes a realizar um acordo, para acabar com as pendências na justiça.

Ações

Provando que a magistratura sul-mato-grossense é atuante, os juízes do Juizado Central decidiram estender os trabalhos de conciliação, em vez de direcionar as audiências de conciliação somente do dia 3 ao dia 11. Assim, durante todo o mês, antes do recesso forense (de 1º a 18 de dezembro) nos períodos matutino, vespertino e noturno serão realizadas audiências de conciliação, cujo intuito é resolver os conflitos que afligem a população que busca a solução dos seus problemas na justiça.

A Justiça Itinerante também confirmou participação nas atividades da Semana da Conciliação e, a exemplo de anos anteriores, o ônibus da Itinerante atenderá na Praça Ary Coelho, nos dias 4 e 11 de dezembro. Para o atendimento mais de 20 pessoas - entre servidores, conciliadores e demais profissionais e entidades envolvidas na realização das atividades – estarão no ônibus.

De acordo com o juiz da 8ª Vara do Juizado Especial – Itinerante, Cezar Miozzo, a população terá a oportunidade de tirar dúvidas, tentar firmar acordos na hora, enfim, buscar os serviços que são rotineiramente prestados pelas unidades da Itinerante.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho