Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Sem-terra queimam 2 mil ton de mudas de cana em Angélica

24 Out 2006 - 14h10

Os sem-terra que invadiram a Fazenda Macaco, localizada no município de Angélica, queimaram pelo menos duas mil toneladas de mudas de cana-de-açúcar, causando R$ 300 mil de prejuízos aos proprietários Kennedy Ulian e Hércules Ulian. Segundo o proprietário e arrendatário da fazenda, Hércules Ulian, os sem-terra ameaçaram queimar os cinco caminhões de onde as mudas foram descarregadas, sendo que foi necessária a intervenção da Polícia Militar de Angélica para evitar que o desastre fosse ainda maior.

O tenente PM Flávio Tamba, comandante da Polícia Militar em Angélica, confirmou que os policiais militares tiveram de intervir para controlar a situação e complementou que hoje tiveram de ir novamente ao local acompanhados por uma equipe de policiais de Nova Andradina para averiguar como está a situação na fazenda.

De acordo com Hércules Ulian, os sem-terra ameaçam agora invadir a sede da fazenda e queimar os tratores. “O clima está tenso, pois os sem-terra queimaram também a cana que estava plantada e estão gradeando parte da terra para plantar mandioca”, informou.

Decisão Judicial

As cerca de 500 famílias, sendo 350 do Acampamento Zumbi dos Palmares, ligado ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), e outras 250 do Acampamento Padre Aquilino, ligado à FAF (Federação da Agricultura Familiar), têm até sexta-feira, dia 27, para deixarem a área voluntariamente.

O juiz Deni Luís Dalla Riva, da Comarca de Angélica, concedeu na última quinta-feira, dia 19, ao produtor rural Kennedy Ulian mandado de reintegração de posse. Caso eles não cumpram a determinação, poderá ser utilizada força policial para retirar as famílias do local, entretanto, o tenente PM já salientou que será necessário reforço caso seja preciso tirar o grupo à força.

A fazenda possui 2,5 mil hectares e é motivo de impasse antigo, segundo o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O juiz Deni Luís Dalla Riva lembrou que, há um ano, já tinha acatado, em caráter liminar, uma ordem reintegratória em virtude dos mesmos sem-terra terem invadido a área, sendo que as famílias deixaram o local, ficando, porém, acampadas à margem da propriedade.

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis